Histórias em quadrinhos e ensino de química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.748Resumo
Com o objetivo de analisar a elaboração de histórias em quadrinhos (HQs) utilizando duas ferramentas da Web 2.0 (Pixton e ToonDoo), este artigo relata os resultados de uma investigação realizada com sessenta e quatro (64) estudantes de química de uma universidade pública. Para contemplar o objetivo central da pesquisa, uma abordagem qualitativa, consideramos o estudo de caso em três etapas. Primeiramente os estudantes elaboraram HQs sobre conteúdos de química. Após a elaboração, foi aplicado um questionário que teve por objetivo avaliar o material produzido e as percepções dos estudantes. Ao final da atividade, os estudantes apresentaram um seminário propondo estratégias didáticas para a incorporação das HQs no processo de ensino e aprendizagem de química. Os resultados indicaram uma postura favorável dos estudantes ao uso de HQs como estratégia para o ensino de conceitos químicos. Além disso, os resultados apontam que a elaboração das HQs possibilitou aos estudantes experimentarem diferentes contextos de aprendizagem, principalmente por considerarmos que a atividade proposta está relacionada com o uso do lúdico e das tecnologias.
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