Histórias em quadrinhos e ensino de química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica

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DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.748

Resumo

Com o objetivo de analisar a elaboração de histórias em quadrinhos (HQs) utilizando duas ferramentas da Web 2.0 (Pixton e ToonDoo), este artigo relata os resultados de uma investigação realizada com sessenta e quatro (64) estudantes de química de uma universidade pública. Para contemplar o objetivo central da pesquisa, uma abordagem qualitativa, consideramos o estudo de caso em três etapas. Primeiramente os estudantes elaboraram HQs sobre conteúdos de química. Após a elaboração, foi aplicado um questionário que teve por objetivo avaliar o material produzido e as percepções dos estudantes. Ao final da atividade, os estudantes apresentaram um seminário propondo estratégias didáticas para a incorporação das HQs no processo de ensino e aprendizagem de química. Os resultados indicaram uma postura favorável dos estudantes ao uso de HQs como estratégia para o ensino de conceitos químicos. Além disso, os resultados apontam que a elaboração das HQs possibilitou aos estudantes experimentarem diferentes contextos de aprendizagem, principalmente por considerarmos que a atividade proposta está relacionada com o uso do lúdico e das tecnologias.

Biografia do Autor

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química pesquisas sobre a aplicação das Tecnologias no Ensino, atuando nos seguintes temas: Recursos Didáticos Digitais, Web 2.0, Podcast, PLE, Hipermídia educacional, Vídeos Didáticos, processos de ensino e aprendizagem, estratégias didáticas e ambientes virtuais de aprendizagem. Coordena o Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ), o Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) e é professor colaborador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para Elaboração de Materiais Educacionais com o uso de novas Tecnologias) do Departamento de Química da UFRPE. Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química pesquisas sobre a aplicação das Tecnologias no Ensino, atuando nos seguintes temas: Recursos Didáticos Digitais, Web 2.0, Podcast, PLE, Hipermídia educacional, Vídeos Didáticos, processos de ensino e aprendizagem, estratégias didáticas e ambientes virtuais de aprendizagem. Coordena o Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ), o Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) e é professor colaborador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para Elaboração de Materiais Educacionais com o uso de novas Tecnologias) do Departamento de Química da UFRPE. 

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Publicado

28.08.2017

Como Citar

Leite, B. S. (2017). Histórias em quadrinhos e ensino de química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica. evista Eletrônica udus cientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.748

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa