Elaboração e aplicação de jogo didático para discussão e compreensão do conceito de substância em aulas de química
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.778Resumo
Neste trabalho, tivemos o objetivo de analisar a elaboração e aplicação de um jogo didático a partir de diferentes modos de pensar sobre substância, buscando avaliar contribuições do jogo para o processo de conceituação de licenciandos em aulas de química. Pressupostos da teoria do perfil conceitual subsidiaram a elaboração e aplicação do jogo, uma vez que foram considerados diferentes modos de pensar sobre um conceito, que encontram sentido em contextos diversos, e têm papel importante no processo de conceituação dos estudantes. Participaram da pesquisa 42 licenciandos de química, que vivenciaram o jogo e responderam a dois questionários. As atividades foram gravadas em áudio e vídeo, e foram analisadas as respostas dos licenciandos aos questionários e transcrições de discussões feitas por um dos grupos. O jogo elaborado apresentou predominantemente características de sistema linguístico, com regras, e materializado em tabuleiro, cartas e livreto de texto. Os licenciandos se mostraram motivados com o jogo, que proporcionou discussões sobre substâncias em diferentes cenários, contribuindo para ampliar o repertório de ideias no processo de conceituação.
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