FILOSOFIA AO AVESSO DAS QUESTÕES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.781

Resumo

Propomos neste trabalho o resgate do significado da cultura lúdica no ensino da Química, na formação básica e profissionalizante, como possibilidade para ressignificar as relações entre sujeitos, conhecimento e mediação do professor nos dias atuais. Neste sentido, o uso do lúdico na sala de aula é analisado e discutido como "mobil" para o desenvolvimento da responsabilidade, da autonomia e da cidadania do sujeito, no processo de ensino e de aprendizagem. Sugerimos práticas pedagógicas mais interativas voltadas à significação de conceitos, os quais podem ocorrer pela contextualização do Conhecimento Químico em diferentes níveis de interação professor-aluno; pelo diálogo, cooperação e estabelecimento de regras consensuais, visando ao equilíbrio das funções lúdica e educativa na mediação do processo de construção de conhecimento.

Biografia do Autor

Cinthia Maria Felicio, Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2011). Desde 2004 é professora do Instituto Federal Goiano Campus de Morrinhos. Atuando a partir de 2012-2 com oficinas de prática pedagógicas para o ensino de química no curso de licenciatura em química do campus Morrinhos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em ENSINO DE QUÍMICA, atuando principalmente nos seguintes temas:ensino/aprendizagem, ensino de ciências,formação professores, interdisciplinaridade e contextualização do ensino de química na formação profissional, ensino de química, ludismo e estágio curricular supervisionado.

Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz, Instituto Federal do Triangulo Mineiro

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), graduação em Bacharelado em Quimica pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Em 2008 concluiu especialização em Educação faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Em 2012 concluiu o doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - câmpus Uberlândia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em análise química de material vegetal, composição centesimal de alimentos e crescimento de plantas.

Noraney Santos Barcelos, professora aposentada da Universidade Federal de Uberlândia.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura Plena -Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras-Uberlândia-MG (1975). Graduada em Pedagogia-Licenciatura Plena- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "José Olympio"-Batatais-SP (1984). Docente aposentada- Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura-(Instituto de Biologia)-Universidade Federal de Uberlândia. Docente concursada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Morrinhos-Goias, Curso de Pedagogia, onde atuou no período de Agosto de 2014 a 14 de Março de 2016. Possui experiência profissional na área de Formação docente para o ensino em Ciências e Biologia e Educação Sexual, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente inicial e continuada, trabalho de grupo, ensino por projeto, educação sexual e currículo na educação básica e superior.

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Publicado

04.02.2018

Como Citar

Felicio, C. M., Queiroz, C. R. A. dos A., & Barcelos, N. S. (2018). FILOSOFIA AO AVESSO DAS QUESTÕES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 1(2). https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.781

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa