FILOSOFIA AO AVESSO DAS QUESTÕES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.781

Resumo

Propomos neste trabalho o resgate do significado da cultura lúdica no ensino da Química, na formação básica e profissionalizante, como possibilidade para ressignificar as relações entre sujeitos, conhecimento e mediação do professor nos dias atuais. Neste sentido, o uso do lúdico na sala de aula é analisado e discutido como "mobil" para o desenvolvimento da responsabilidade, da autonomia e da cidadania do sujeito, no processo de ensino e de aprendizagem. Sugerimos práticas pedagógicas mais interativas voltadas à significação de conceitos, os quais podem ocorrer pela contextualização do Conhecimento Químico em diferentes níveis de interação professor-aluno; pelo diálogo, cooperação e estabelecimento de regras consensuais, visando ao equilíbrio das funções lúdica e educativa na mediação do processo de construção de conhecimento.

Biografia do Autor

Cinthia Maria Felicio, Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2011). Desde 2004 é professora do Instituto Federal Goiano Campus de Morrinhos. Atuando a partir de 2012-2 com oficinas de prática pedagógicas para o ensino de química no curso de licenciatura em química do campus Morrinhos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em ENSINO DE QUÍMICA, atuando principalmente nos seguintes temas:ensino/aprendizagem, ensino de ciências,formação professores, interdisciplinaridade e contextualização do ensino de química na formação profissional, ensino de química, ludismo e estágio curricular supervisionado.

Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz, Instituto Federal do Triangulo Mineiro

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), graduação em Bacharelado em Quimica pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Em 2008 concluiu especialização em Educação faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Em 2012 concluiu o doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - câmpus Uberlândia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em análise química de material vegetal, composição centesimal de alimentos e crescimento de plantas.

Noraney Santos Barcelos, professora aposentada da Universidade Federal de Uberlândia.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura Plena -Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras-Uberlândia-MG (1975). Graduada em Pedagogia-Licenciatura Plena- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "José Olympio"-Batatais-SP (1984). Docente aposentada- Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura-(Instituto de Biologia)-Universidade Federal de Uberlândia. Docente concursada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Morrinhos-Goias, Curso de Pedagogia, onde atuou no período de Agosto de 2014 a 14 de Março de 2016. Possui experiência profissional na área de Formação docente para o ensino em Ciências e Biologia e Educação Sexual, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente inicial e continuada, trabalho de grupo, ensino por projeto, educação sexual e currículo na educação básica e superior.

Referências

ANDRADE, B. L. de; ZYLBERSZTAJN, A. FERRARI, N. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 182-192, 2000.

ATKINS, P.; JONES, L.; Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente.3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. Reimpressão 2007 (trad. da 3ª edição em inglês de 2005).

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 7ª Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

BROUGÈRE, G. Jogo e educação.Porto Alegre: ArtMed, 1998.

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Trad.: José Garcez Palha. Lisboa, Portugal: Ed. Cotovia, 1990.

CHASSOT, A.I.Para que(m) é útil o ensino? 2ª ed. Canoas: Ed. Ulbra, 2004.

CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

CHIAVENATO, J.J. Desenvolvimento sustentável para todos. In. Ecologia em Debate. São Paulo: Moderna, 1997.

DUFLO, C. O jogo de Pascal a Schiller. Trad.: Francisco Settineri e Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999.

DUFLO, C. Jouer et Philosopher. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

FAYARD, P. La sorpresa da Copérnico: el conocimento gira alredor del público. In Alambique – didáctica de las Ciencias Experimentales,n° 21, Ano VI,p. 9-16. Julio, 1999.

FELICIO, C. M.; Do compromisso à responsabilidade lúdica: ludismo no ensino de Química na formação básica e profissionalizante.129 p. Tese de Doutorado (Doutorado em Química). Universidade Federal de Goiás, 2011.

GIORDAN, M. Computadores e Linguagens nas Aulas de Ciências. Ijuí: Editora da Unijuí, RS, 2008.

HENRIOT, J. Sous couleur de jouers - La metaphore ludique. Paris: Ed. José Corti, 1989.

HUIZINGA, J. Homo ludens:o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2005.

HUSSERL, E.; A crise da humanidade européia e a filosofia, Introdução e tradução Urbano Ziles. Porto Alegre: EDIPUCRS, Coleção Filosofia, 41,1996.

KOTZ, J.; TREICHEL Jr., P. M. Química Geral e Reações Químicas. Rio de Janeiro, LTC 4ª ed., 2002. (Trad. da 4ª edição em inglês de 1999).

LEAL, M. C. Como a química funciona? Reflexões epistemológicas e a determinação de fórmulas e pesos atômicos a partir das leis ponderais e da teoria atômica de Dalton; Química Nova na Escola, nº. 14, p.8-12; São Paulo, 2001.

LOPES, C.V. M.; MARTINS, R. A.; J. J. Thomson e o uso de analogias para explicar os modelos atômicos: O ‘pudim de passas’ nos livros texto. ANAIS... VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, Florianópolis, novembro de 2009.

MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Química: Um Curso Universitário.São Paulo: Edgard Blucher, 1995. Reimpressão 1998 (tradução da 4ª edição em inglês de 1987).

MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de Química. Química Nova, v. 22, n. 2, p. 289-292, 1999.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção; trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura; 3ª ed.; São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB, 1999.

MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de Ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

PETRELLI, R.Fenomenologia, Teoria, Método e Prática, Coleção de Bolso 3, Goiânia: Editora da UCG, 2001.

PINHEIRO, P.C.; LEAL, M.C.; ARAÚJO, D.A. Origem, produção e composição química da cachaça. Química Nova na Escola, n. 18, p. 3-8, nov. 2003.

RODRIGUES, J.R.; AGUIAR, M.R.M.P.; SANTA MARIA, L.C. e SANTOS, Z.A.M. Uma abordagem alternativa para o ensino da função álcool. Química Nova na Escola, v. 12, n. 5, p. 20-23, 2000.

RUSSEL, J.; Química Geral. V.1. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 1994. (tradução da edição em inglês de 1992).

SÁ, C. S. S.; SANTOS, W. L. P. Licenciatura em Química: carência de professores, condições de trabalho e motivação pela carreira docente. Anais.... viii Enpeq, 2011.

ZILLES; U. A teoria do conhecimento, 5ª ed., Porto Alegre: EDIPUCRS; Coleção filosofia (21), 2006.

Downloads

Publicado

04.02.2018

Como Citar

Felicio, C. M., Queiroz, C. R. A. dos A., & Barcelos, N. S. (2018). FILOSOFIA AO AVESSO DAS QUESTÕES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA. evista Eletrônica udus cientiae, 1(2). https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.781

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa