Percepção dos licenciandos em química sobre a aplicação do jogo da química II

Autores

  • Carla Maria de Jesus da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Hiccaro Carlos Rodrigues de Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Joseane da Conceição Soares da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.788

Resumo

A presente pesquisa apresenta a elaboração de um jogo didático, o Jogo da Química II, inspirado em um conjunto de jogos comerciais de amplo sucesso, como também a análise da percepção dos alunos de uma turma do quarto período da Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco sobre a aplicação desse jogo como instrumento para o ensino de conceitos químicos. A aplicação foi vídeo-gravada e logo após a aplicação foram realizadas entrevistas com quatro alunos que participaram da atividade. Para análise do jogo foram utilizados os critérios de validação propostos por Novak e Souza, a saber: interação entre os jogadores, dimensão da aprendizagem, jogabilidade, aplicabilidade, desafio, limitação de espaço e tempo e criatividade. Os resultados obtidos mostram que o Jogo da Química II passou pelos critérios de validação na aplicação e que os licenciandos avaliaram positivamente o mesmo, podendo assim ser inserido como uma alternativa pedagógica para o ensino de química.

Biografia do Autor

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Sou licenciado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2005) e Mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE, 2009). Depois de passar quase quatro anos na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), atualmente sou Professor Assistente na área de Ensino de Química do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DQ/UFRPE).

Referências

ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

ALMEIDA, H.C.R.; SIMÕES NETO, J. E. O Jogo da Química – uma proposta de atividade lúdica no ensino médio. In: Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1997.

CARVALHO, A. M. R. Jogos pedagógicos ou a gestão lúdica das necessidades. O Professor, v. 3, n. 87, p. 26-29, 2004.

CHASSOT, A. I. Catalisando Transformações em Educação. Ijuí-RS: Editora UNIJUÍ, 1993.

CUNHA, M. B. Jogos de química: desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Goiânia, 2004.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: EDUSP, 2000.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

MACHADO, R. C.; CAVALCANTI, E. L. D. Dificuldades de Aprendizagem versus Desempenho Acadêmico dos Estudantes do Curso de Química: Relatos Possíveis. Revista Debates em Ensino de Química, v. 1, n. 1, p. 48-61, 2015.

MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como? 7 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información filosófica, v.2, n. 1, p. 129, 2005.

NÓVAK, M.; SOUZA, C. E. P. Produção e Aplicação de Jogos Didáticos Para a Aprendizagem de Conteúdos Sobre o Corpo Humano. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/340-4.pdf>. Acesso em: 10 de fev. 2017.

QUADROS, A. L.; SILVA, D. C.; ANDRADE, F. P.; ALEME, H. G.; OLIVEIRA, S. R.; SILVA, G. F. Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do Ensino Médio. Educar em Revista, n. 40, p. 159-176, 2011.

SANTANA, E. M. D. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2006.

SANTANA, E. M. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. In: Anais do I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Belo Horizonte, 2008.

SANTOS, S. M. P. O lúdico na formação do Educador. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v.9, n. 7, p. 1-6, 2013.

SIMÕES NETO, J. E.; SILVA, R. B.; ALVES, C. T. S.; SILVA, J. C. S. Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2 (especial), p. 47-54, 2016.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, 2008.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Uma Discussão Teórica Necessária para Novos Avanços. Revista Debates em Ensino de Química, v.2, n.2. p. 5 -13, 2016.

SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, T. G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 18, p. 13-17, 2003.

Downloads

Publicado

28.08.2017

Como Citar

Silva, C. M. de J. da, Almeida, H. C. R. de, Simões Neto, J. E., & Silva, J. da C. S. da. (2017). Percepção dos licenciandos em química sobre a aplicação do jogo da química II. evista Eletrônica udus cientiae, 1(1). https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.788

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa