Percepção dos licenciandos em química sobre a aplicação do jogo da química II
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.788Resumo
A presente pesquisa apresenta a elaboração de um jogo didático, o Jogo da Química II, inspirado em um conjunto de jogos comerciais de amplo sucesso, como também a análise da percepção dos alunos de uma turma do quarto período da Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco sobre a aplicação desse jogo como instrumento para o ensino de conceitos químicos. A aplicação foi vídeo-gravada e logo após a aplicação foram realizadas entrevistas com quatro alunos que participaram da atividade. Para análise do jogo foram utilizados os critérios de validação propostos por Novak e Souza, a saber: interação entre os jogadores, dimensão da aprendizagem, jogabilidade, aplicabilidade, desafio, limitação de espaço e tempo e criatividade. Os resultados obtidos mostram que o Jogo da Química II passou pelos critérios de validação na aplicação e que os licenciandos avaliaram positivamente o mesmo, podendo assim ser inserido como uma alternativa pedagógica para o ensino de química.
Referências
ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
ALMEIDA, H.C.R.; SIMÕES NETO, J. E. O Jogo da Química – uma proposta de atividade lúdica no ensino médio. In: Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1997.
CARVALHO, A. M. R. Jogos pedagógicos ou a gestão lúdica das necessidades. O Professor, v. 3, n. 87, p. 26-29, 2004.
CHASSOT, A. I. Catalisando Transformações em Educação. Ijuí-RS: Editora UNIJUÍ, 1993.
CUNHA, M. B. Jogos de química: desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Goiânia, 2004.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: EDUSP, 2000.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MACHADO, R. C.; CAVALCANTI, E. L. D. Dificuldades de Aprendizagem versus Desempenho Acadêmico dos Estudantes do Curso de Química: Relatos Possíveis. Revista Debates em Ensino de Química, v. 1, n. 1, p. 48-61, 2015.
MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como? 7 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información filosófica, v.2, n. 1, p. 129, 2005.
NÓVAK, M.; SOUZA, C. E. P. Produção e Aplicação de Jogos Didáticos Para a Aprendizagem de Conteúdos Sobre o Corpo Humano. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/340-4.pdf>. Acesso em: 10 de fev. 2017.
QUADROS, A. L.; SILVA, D. C.; ANDRADE, F. P.; ALEME, H. G.; OLIVEIRA, S. R.; SILVA, G. F. Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do Ensino Médio. Educar em Revista, n. 40, p. 159-176, 2011.
SANTANA, E. M. D. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2006.
SANTANA, E. M. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. In: Anais do I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Belo Horizonte, 2008.
SANTOS, S. M. P. O lúdico na formação do Educador. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v.9, n. 7, p. 1-6, 2013.
SIMÕES NETO, J. E.; SILVA, R. B.; ALVES, C. T. S.; SILVA, J. C. S. Elaboração e Validação de Jogos Didáticos Propostos por Estudantes do Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2 (especial), p. 47-54, 2016.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, 2008.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Uma Discussão Teórica Necessária para Novos Avanços. Revista Debates em Ensino de Química, v.2, n.2. p. 5 -13, 2016.
SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, T. G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 18, p. 13-17, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).