UTILIZAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA

Autores

  • Adriana Vieira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - campus Santo Amaro
  • Felipe Barbosa Araújo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.872

Resumo

Jogos podem ser utilizados como ferramenta no ensino dos conteúdos de química. Neste artigo demonstraremos a utilização do jogo Quimif para o ensino de tabela periódica. Foram aplicados questionários para verificação de aceitação do jogo entre os estudantes bem como o potencial do jogo no êxito ao ensino. A partir da aplicação do jogo, percebeu-se a identificação dos estudantes, uma vez que, foram utilizados objetos do cotidiano destes para ilustrar os conteúdos vistos em sala de aula sobre elementos químicos. O jogo citado proporcionou momentos de aprendizado, ao mesmo que, configura-se uma alternativa para auxílio a práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Adriana Vieira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - campus Santo Amaro

Departamento de Ensino/ Área de Matemática e Ciências Naturais

Referências

ALVES, Liria. TABELA PERIODICA, Brasil Escola, 2010. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/quimica/tabela-periodica.htm>. Acesso em: 15 Nov. 2015.

GODOI, Thiago André de Faria; OLIVEIRA, Hueder Paulo Moisés de; CODOGNOTO, Lúcia; TABELA PERIÓDICA - UM SUPER TRUNFO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO,SBQ , 2009. Disponível em:< http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/05-EA-0509.pdf>. Acesso em: 15 Nov. 2015.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

NUNES, A. S. ; ADORNI, D.S . O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos.. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. - Educação e

conhecimento científico, 2010.

SANTAELLA, L. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: TEORIA, MÉTODOS E APLICAÇÕES, UFG, Goiânia – GO,2007.

Downloads

Publicado

04.02.2018

Como Citar

dos Santos, A. V., & Araújo, F. B. (2018). UTILIZAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA. evista Eletrônica udus cientiae, 1(2). https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.872

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências