Proposta de atividade lúdica em uma perspectiva piagetiana: possibilidades avaliativas e formativas

Autores

  • Felipe Augusto de Mello Rezende Universidade Federal de Goiás
  • Thiago Cardoso Deus Universidade Federal de Goiás
  • Adriano José Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Victor Ricardo Félix Ferreira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.926

Resumo

Os jogos têm acompanhado o ser humano no decorrer de sua evolução, sendo recentemente inserido no sistema educacional. Neste sentido, elaborou-se uma atividade lúdica (história em quadrinhos) avaliativa e formativa, construída a partir da epistemologia Piagetiana, com objetivo de avaliar se os conceitos da referida teoria trabalhados com os alunos de Pós-graduação em uma disciplina de Epistemologia Genética de Jean Piaget haviam sido assimilados, e também apresentar/ressaltar aos alunos a possibilidade de desenvolver jogos e/ou atividades lúdicas aliadas a teorias de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa-ação, verificou-se que os alunos se apropriaram de boa parte dos conceitos trabalhados na disciplina, contudo, identificou algumas lacunas em relação a acomodação de alguns termos. Os resultados possibilitam inferir que o lúdico aliado a teorias de ensino e aprendizagem pode ser utilizado para ensinar conceitos Químicos, de forma a contribuir para a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto de Mello Rezende, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Química pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, e meste em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás.

Referências

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Publicado

03.09.2018

Como Citar

Rezende, F. A. de M., Deus, T. C., Oliveira, A. J., & Ferreira, V. R. F. (2018). Proposta de atividade lúdica em uma perspectiva piagetiana: possibilidades avaliativas e formativas. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(1). https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.926

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa