Proposta de atividade lúdica em uma perspectiva piagetiana: possibilidades avaliativas e formativas
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.926Resumo
Os jogos têm acompanhado o ser humano no decorrer de sua evolução, sendo recentemente inserido no sistema educacional. Neste sentido, elaborou-se uma atividade lúdica (história em quadrinhos) avaliativa e formativa, construída a partir da epistemologia Piagetiana, com objetivo de avaliar se os conceitos da referida teoria trabalhados com os alunos de Pós-graduação em uma disciplina de Epistemologia Genética de Jean Piaget haviam sido assimilados, e também apresentar/ressaltar aos alunos a possibilidade de desenvolver jogos e/ou atividades lúdicas aliadas a teorias de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa-ação, verificou-se que os alunos se apropriaram de boa parte dos conceitos trabalhados na disciplina, contudo, identificou algumas lacunas em relação a acomodação de alguns termos. Os resultados possibilitam inferir que o lúdico aliado a teorias de ensino e aprendizagem pode ser utilizado para ensinar conceitos Químicos, de forma a contribuir para a aprendizagem dos alunos.
Referências
BARRIO, J. B. M. El Planetário - un recurso didáctico para la enseñanza de la Astronomía. 2002. 338 f. Tese (Doutorado). Universidad de Valladolid. Programa de Doctorado en Didáctica de las Ciencias, Valladolid, 2002.
ESCUDERO, J. M. La investigación-acción en el panorama actual de la investigación educativa: algunas tendencias. Revista de Innovación e Investigación Educativa, p. 5-39, 1987.
KEMMIS, S. A point by point guide to action-research. Victoria: Dea Kin University, 1984.
LUCKESI, C. C. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. Cadernos de Pesquisa. Núcleo de Filosofia e História da Educação–UFBA, p. 9-25, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).