Proposta de atividade lúdica em uma perspectiva piagetiana: possibilidades avaliativas e formativas

Autores

  • Felipe Augusto de Mello Rezende Universidade Federal de Goiás
  • Thiago Cardoso Deus Universidade Federal de Goiás
  • Adriano José Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Victor Ricardo Félix Ferreira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.926

Resumo

Os jogos têm acompanhado o ser humano no decorrer de sua evolução, sendo recentemente inserido no sistema educacional. Neste sentido, elaborou-se uma atividade lúdica (história em quadrinhos) avaliativa e formativa, construída a partir da epistemologia Piagetiana, com objetivo de avaliar se os conceitos da referida teoria trabalhados com os alunos de Pós-graduação em uma disciplina de Epistemologia Genética de Jean Piaget haviam sido assimilados, e também apresentar/ressaltar aos alunos a possibilidade de desenvolver jogos e/ou atividades lúdicas aliadas a teorias de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa-ação, verificou-se que os alunos se apropriaram de boa parte dos conceitos trabalhados na disciplina, contudo, identificou algumas lacunas em relação a acomodação de alguns termos. Os resultados possibilitam inferir que o lúdico aliado a teorias de ensino e aprendizagem pode ser utilizado para ensinar conceitos Químicos, de forma a contribuir para a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto de Mello Rezende, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Química pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, e meste em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás.

Referências

BARRIO, J. B. M. El Planetário - un recurso didáctico para la enseñanza de la Astronomía. 2002. 338 f. Tese (Doutorado). Universidad de Valladolid. Programa de Doctorado en Didáctica de las Ciencias, Valladolid, 2002.

ESCUDERO, J. M. La investigación-acción en el panorama actual de la investigación educativa: algunas tendencias. Revista de Innovación e Investigación Educativa, p. 5-39, 1987.

KEMMIS, S. A point by point guide to action-research. Victoria: Dea Kin University, 1984.

LUCKESI, C. C. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. Cadernos de Pesquisa. Núcleo de Filosofia e História da Educação–UFBA, p. 9-25, 1998.

Downloads

Publicado

03.09.2018

Como Citar

Rezende, F. A. de M., Deus, T. C., Oliveira, A. J., & Ferreira, V. R. F. (2018). Proposta de atividade lúdica em uma perspectiva piagetiana: possibilidades avaliativas e formativas. evista Eletrônica udus cientiae, 2(1). https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.926

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa