O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Autores

  • Gislane Silverio Neto Barreto Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás/Professora
  • Janaína Lopes Xavier Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás/Professora
  • José Divino Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.927

Resumo

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um software educacional voltado para o conteúdo químico de balanceamento de equações. O software foi desenvolvido considerando as características de um jogo digital no sentido de associar abordagem conceitual, tecnologias e o contexto lúdico.  São apresentadas todas as etapas de criação e o produto final evidenciando-se as principais dificuldades encontradas nesse processo. São discutidas também as características do jogo digital e os principais aspectos que permeiam o fazer docente quando se buscam novos caminhos de abordagem em sala de aula. 

Biografia do Autor

Gislane Silverio Neto Barreto, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás/Professora

Licenciada em Química pela UEG, Mestre em Ensino de Ciências pela UEG e professora de Química da SEDUCE-GO

Janaína Lopes Xavier, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás/Professora

Licenciada em Química pela UEG, mestranda em Ensino de Ciências pela UEG e professora de Química da SEDUCE-GO

José Divino Santos, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Licenciatura em Química pela UFG, mestre e doutor em Química pela UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Teórica em sensores, varistores, sensores de gases, catalise, Nanotecnologia, programação em Shell, C, FULLERENOS, NANOTUBOS, NANORINGS, modelagem molecular de polímeros e interações macromoléculas utilizando a dinâmica molecular com aproximação clássica e quântica. Orientação na construção de softwares aplicados ao ensino de Ciências com linguagens de programação como Python, Java, C, PHP, awk, bash, entre outras.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professora da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, é coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia, coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas e, atualmente, é coordenadora do curso de Licenciatura em Química. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG e compõe a diretoria da ABRAPEC como representante da Região Centro-Oeste e é vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química e Ciências, políticas públicas e ensino de química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de ciências e mídias no ensino de ciências.

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Publicado

31.01.2017

Como Citar

Barreto, G. S. N., Xavier, J. L., Santos, J. D., & Mesquita, N. A. da S. (2017). O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 1(2). https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.927

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências