O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Autores

  • Gislane Silverio Neto Barreto Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás/Professora
  • Janaína Lopes Xavier Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás/Professora
  • José Divino Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.927

Resumo

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um software educacional voltado para o conteúdo químico de balanceamento de equações. O software foi desenvolvido considerando as características de um jogo digital no sentido de associar abordagem conceitual, tecnologias e o contexto lúdico.  São apresentadas todas as etapas de criação e o produto final evidenciando-se as principais dificuldades encontradas nesse processo. São discutidas também as características do jogo digital e os principais aspectos que permeiam o fazer docente quando se buscam novos caminhos de abordagem em sala de aula. 

Biografia do Autor

Gislane Silverio Neto Barreto, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás/Professora

Licenciada em Química pela UEG, Mestre em Ensino de Ciências pela UEG e professora de Química da SEDUCE-GO

Janaína Lopes Xavier, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás/Professora

Licenciada em Química pela UEG, mestranda em Ensino de Ciências pela UEG e professora de Química da SEDUCE-GO

José Divino Santos, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Licenciatura em Química pela UFG, mestre e doutor em Química pela UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Teórica em sensores, varistores, sensores de gases, catalise, Nanotecnologia, programação em Shell, C, FULLERENOS, NANOTUBOS, NANORINGS, modelagem molecular de polímeros e interações macromoléculas utilizando a dinâmica molecular com aproximação clássica e quântica. Orientação na construção de softwares aplicados ao ensino de Ciências com linguagens de programação como Python, Java, C, PHP, awk, bash, entre outras.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professora da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, é coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia, coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas e, atualmente, é coordenadora do curso de Licenciatura em Química. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG e compõe a diretoria da ABRAPEC como representante da Região Centro-Oeste e é vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química e Ciências, políticas públicas e ensino de química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de ciências e mídias no ensino de ciências.

Referências

AMANTE, L.; MORGADO, L. Metodologia de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas: o caso dos materiais hipermídia. Discursos: Língua, cultura e sociedade, S.3, n. especial, p. 27-43, 2001.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-tecnologia-sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, V.5, n.2, p. 337-355, 2006.

BZUNECK, J. A. A Motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (orgs.). A Motivação do Aluno: Contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 183 p.

CARRAHER, D.W. O Papel do Computador na Aprendizagem. Acesso, v.3, n.5, p.19-21, 1992.

CUNHA, M.B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula, Química Nova na Escola, v.34, n.2, p.92-98, 2012.

FROSI, F.; SCHLEMMER, E. Jogos Digitais no Contexto Escolar: desafios e possibilidades para a Prática Docente. IX SBGames - Florianópolis - SC, 8 a 10 de Novembro de 2010. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecime nto/seminario/seminario_mapeamento_industria_games042014_RelApoioCensoIndu striaBrasileiradeJogos.pdf>. Acessado em: 25 out. 2017.

GIORDAN, M. Computadores e Linguagens nas Aulas de Ciências: uma Perspectiva Sociocultural para Compreender a Construção de Significados. Ijuí: Unijuí, 2013. 328 p.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. 243 p.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1994. 62 p.

KISHIMOTO, T. M. et al. Jogo e letramento: crianças de 6 anos no ensino fundamental. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 1, p. 191-210, 2011.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1999. 207 p.

LIMA, E. C. C. Concepção, Construção e Aplicação de Atividades Lúdicas por Licenciados da Área de Ensino de Ciências. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) – Universidade Federal do ABC, Santo André. 2015.

LIMA, É. R. P. O.; MOITA, F. M. G. S. A Tecnologia e o Ensino de Química: Jogos Digitais como Interface Metodológica. Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 131-154.

LOBEIRO, A.M. et al. Aplicação do Software Maple 12 para o balanceamento de equações químicas. In: Símposio Nacional de ensino de Ciências e Tecnologias, 2., 2010, Paraná. Anais... Paraná: UTFPR, 2010. Disponível em: < http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EQ/204.pdf >.Acesso em: 10 nov. 2017.

MEDEIROS, M. A.. Avaliação do conhecimento sobre periodicidade química em uma turma de química geral do ensino a distância. Revista Química Nova, v.36, n. 3, p.474-479, 2013.

MENDES, A.P.; SANTANA, G.P.; JÚNIOR, E.S.F.P. O uso do software PhEt como ferramenta para o ensino de balanceamento de reação química. Revista Areté, Manaus, v.8, n.16, p. 52-60, 2015.

MESSEDER NETO, H. S. O Lúdico no Ensino de Química na Perspectiva Histórico-Cultural. Além do Espetáculo, Além da Aparência. Curitiba: Prismas, 2016. 234 p.

MICKLOS LEWIS, A. L.; BODNER, G. M. Chemical reactions: what understanding do students with blindness develop? Chemistry Education Research and Practice, v.14, n.4, p. 625, 2013.

NUNES, S.C.; SANTOS, R.P. O Construcionismo de Papert na criação de um objeto de aprendizagem e sua avaliação segundo a taxionomia de Bloom. Trabalho apresentado no IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais... Águas de Lindóia, 2013. Disponível em:

<http://www.fisica-interessante.com/files/artigo-construcionismo_papert_objeto_de_aprendizagem.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.

OLIVEIRA, R.C. Uso de modelos moleculares por alunos de Ensino Médio: contribuições para o desenvolvimento de modelos mentais de conceitos químicos.2012. 238 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de São Carlos, 2012.

PADILLA, K.; GARRITZ, A. The pedagogical content knowledge of university chemistry Narst 2011 Annual Meet. Anais...2011

SANGER, M. J. Evaluating Students’ Conceptual Understanding of Balanced Equations and Stoichiometric Ratios Using a Particulate Drawing. Journal of Chemical Education, v.82, n.1, p. 131, 2005.

SILVA, E. A. SisMol3D: Desenvolvimento de um Software Educacional para o Ensino de Estruturas Moleculares em Química. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) – Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara. 2014.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades lúdicas para o Ensino de Química. 2. ed. Goiânia: Kelps, 2015. 198 p.

SOUZA, M.P. et al. Titulando 2004: um software para o Ensino de Química. Química Nova na Escola. V. 22, p.35-37, 2005.

STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. 264p.

TAVARES, M.; SOUZA JÚNIOR, M. O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da educação física na escola. Revista Corporis, v.1, p. 1-6, 1996.

VIDAL, P.H.O., CHELONI, F.O.; PORTO, P.A., O Lavoisier que não está presente nos livros didáticos, Química Nova na Escola, n.26, p. 29-32, 2007.

YITBAREK, S. Chemical reaction: Diagnosis and towards remedy of misconceptions. AJCE, v.1, January, p. 10–28, 2011.

Downloads

Publicado

31.01.2017

Como Citar

Barreto, G. S. N., Xavier, J. L., Santos, J. D., & Mesquita, N. A. da S. (2017). O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. evista Eletrônica udus cientiae, 1(2). https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.927

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências