O imaginário de professores de física sobre o uso de jogos no ensino da física de partículas elementares
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1663Abstract
Apresentamos os resultados de um estudo que investigou o imaginário de um grupo de professores que ensinam física acerca do uso de jogos destinados ao ensino da Física de Partículas Elementares. Os dados foram coletados em um curso de formação continuada oferecido para professores em docência escolar da rede pública do estado de São Paulo. Após uma exposição acerca das Partículas Elementares e dos Aceleradores, apresentamos aos professores um conjunto de jogos que abordam assuntos pertencentes a esse tópico, para que jogassem e analisassem as potencialidades e delimitações dos mesmos. Ao final, solicitamos aos professores que respondessem um questionário. As respostas foram analisadas à luz da Análise do Discurso de Michel Pêcheux, especificamente no que diz respeito ao imaginário. Os resultados indicam que o uso de jogos permeia o imaginário dos professores. Para um grupo, eles são recursos lúdicos que ajudam os alunos a memorizarem equações. Para outros, os jogos são recursos potencialmente significativos na aprendizagem de conteúdos, além de auxiliarem no desenvolvimento de atitudes, por exemplo lidar com regras.Downloads
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