Abordagem da história e filosofia da ciência por meio das histórias em quadrinhos

Autores

  • Mônica Regina Vieira Leite Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0003-3177-0123
  • Sandra Regina Teodoro Gatti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Beatriz Salemme Corrêa Cortela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0002-1821-3106

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i2.1668

Resumo

A História e Filosofia da Ciência (HFC), nos últimos anos, vêm estabelecendo suas bases teóricas e especificidades, tendo sua inserção no Ensino defendida por diversos autores. Esse trabalho defende uma abordagem que seja embasada na Nova Historiografia da Ciência. A pesquisa aqui relatada tem como justificativa o fato de que a historiografia tradicional é a que permeia no âmbito educacional e pelo fato de ela promover certas visões distorcidas sobre a Ciência. Tem por objetivo analisar a importância da HFC no Ensino de Ciências, bem como a viabilidade das Histórias em Quadrinhos (HQs) na sua abordagem, uma vez que as HQs possuem um potencial educativo em ascensão e podem facilitar o ensino devido às suas características linguísticas. Concluímos que as HQs são uma boa opção de material e recurso didático a ser usado para abordar a HFC no Ensino de Ciências e que a prática do professor mediador é decisiva nos resultados das atividades.

Biografia do Autor

Mônica Regina Vieira Leite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Faculdade de Ciências - Departamento de Educação

Referências

ACEVEDO-DÍAZ, J. A.; GARCÍA-CARMONA, A. Uso de la historia de la ciencia para comprender aspectos de la naturaleza de la ciencia. Fundamentación de una propuesta basada en la controversia Pasteur versus Liebig sobre la fermentación. Revista CTS, v. 11, n. 33, p. 203-226, set. 2016.

BASTOS, F. História da Ciência e pesquisa em ensino de ciências: breves considerações. In: NARDI, R. (Org.). Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 1998.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. Historiografia da História da Ciência. In: BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de Professores, São Paulo: Livraria da Física, 2014.

BIZZO, N. M. V. História da Ciência e ensino: onde terminam os paralelos possíveis? In: Em aberto – Tema: Tendências na Educação em Ciências, Brasília, ano 11, no. 55, jul/set/1992.

BOSS, S. L. B.; CALUZI, J. J.; ASSIS, A. K. T.; SOUZA FILHO, M, P. A utilização de traduções de fontes primárias na formação inicial de professores: breves considerações sobre dificuldades de leitura e entendimento. In: GATTI, S. R. T.; NARDI, R. (Orgs.). A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula, São Paulo: Escrituras Editora, 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 mai. 2019.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília, 1999.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2002.

CARVALHO, L. S. Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada. 2010. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

CARVALHO, L. S.; MARTINS, A. F. P. História da Ciência na formação de professores das séries iniciais: uma proposta com quadrinhos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Anais..., Florianópolis, 2009.

CASTRO, R. S. de. Dois exemplos do uso da História da Ciência no curso de Física de segundo grau: análise e reflexões. In: Em aberto – Tema: Tendências na Educação em Ciências, Brasília, ano 11, no. 55, jul/set/1992.

EISNER, W. Quadrinhos e arte seqüencial. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

FERNÁNDEZ, I.; GIL, D.; CARRASCOSA, J.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Visiones deformadas de la ciencia transmitidas por la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 477-488, 2002.

GATTI, S. R. T. Análise de uma ação didática centrada na utilização da História da Ciência: uma contribuição para a formação inicial do docente de Física. 2005. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar um Projeto de Pesquisa, 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL-PÉREZ, D. Contribución de la historia y de la filosofía de las ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.

GOMES, M. G.; ALENCAR, F. M. S.; DIÓGENES, D. O.; FREITAS, A. D. L.; MATIAS, D. P. Confecção de histórias em quadrinhos na melhoria do aprendizado de Química no Ensino Médio. REnCiMa, v. 8, n. 2, p. 28-38, 2017.

GUARNIERI, P. V. A articulação da História e da Filosofia da Ciência e o Ensino em cursos de licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado de São Paulo. 2018. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018.

MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras nesse caminho... Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, p. 112-131, abr. 2007.

MARTINS, E. K. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervoso. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.

MARTINS, R. A. A História das Ciências e seus usos na Educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de História e filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.

MARTORANO, S. A. A.; MARCONDES, M. E. R. Investigando as ideias e dificuldades dos professores de química do ensino médio na abordagem da história da química. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 6, p. 16-31, 2012.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.

NARDI, R. História da Ciência x aprendizagem: algumas semelhanças detectadas a partir de um estudo psicogenético sobre as idéias que evoluem para a noção de campo de força. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona - Espanha, v. 12, n. 1, p. 101-106, 1994.

PORTO, P. A. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: Em busca dos objetivos educacionais da atualidade. In: DOS SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de química em foco, Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

PIZARRO, M. V. Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2009.

SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS Revista Científica, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012.

TESTONI, L. A.; ABIB, M. L. V. dos S. A utilização de histórias em quadrinhos no ensino de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003. Anais..., Bauru, 2003.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: VERGUEIRO, W.; RAMA, A. (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004b. p. 31-64.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: VERGUEIRO, W.; RAMA, A. (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004a. p. 7-30.

VERGUEIRO, W.; PIGOZZI, D. Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen. Revista ECA, v. 18, n. 1, p. 35-42, jan/jun 2013.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (orgs.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009. p. 9-42.

Downloads

Publicado

02.04.2020

Como Citar

Leite, M. R. V., Gatti, S. R. T., & Cortela, B. S. C. (2020). Abordagem da história e filosofia da ciência por meio das histórias em quadrinhos. evista Eletrônica udus cientiae, 3(2). https://doi.org/10.30691/relus.v3i2.1668