Jogos digitais como arte na interface entre educação científica e educação em direitos humanos: reflexões e possibilidades

Autores

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-8348-966X
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i2.1843

Resumo

O presente texto buscou apresentar uma discussão teórica sobre como jogos digitais, entendidos como obras de arte, podem potencializar discussões que estão na interface entre Educação Científica e Educação em Direitos Humanos. Assim, dissertamos sobre a interface Educação em Ciências e Educação em Direitos Humanos e tratamos a Arte como um caminho frutífero para potencializar reflexões e abordagens didáticas nessa perspectiva. Após uma breve história sobre jogos digitais e seu entendimento como obra de arte, analisamos os jogos Valiant Harts: the great war– como possibilidade de “educar para nunca mais” e problematizar armas e defensores químicos; Braid – uma abordagem sobre gênero e machismo, além de discussões sobre radioatividade e a produção da bomba atômica; e Final Fantasy VII – debate sobre questões ambientais e teoria de Gaia. Por fim, estabelecemos reflexões sobre caminhos futuros de pesquisa.

Biografia do Autor

Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre e Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2017). Foi professor da Escola Básica. Trabalhou entre 2014 e 2017 na Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 2017 e 2019 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor da seção Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química da Revista REDEQUIM. Atua principalmente na busca pela convergência entre Educação em Ciências e Educação em Direitos Humanos, (re)pensando a prática e a formação de Professores de Ciências. (Texto informado pelo autor)

João Roberto Ratis Tenório da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Formação Docente e professor permanente do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPE). Licenciado em Química e Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo sido bolsista CAPES do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) durante cinco meses no Niels Bohr Centro de Psicologia Cultural - Universidade de Aalborg, Dinamarca. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e formação de conceitos. Vem atuando, principalmente, em temas que envolvem: perfil conceitual, elaboração de jogos digitais e analógicos para o ensino de ciências e relações entre memória, imaginação e aprendizagem. Editor da Revista Debates em Ensino de Química.

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Publicado

02.04.2020

Como Citar

Oliveira, R. D. V. L. de, & Silva, J. R. R. T. da. (2020). Jogos digitais como arte na interface entre educação científica e educação em direitos humanos: reflexões e possibilidades. evista Eletrônica udus cientiae, 3(2). https://doi.org/10.30691/relus.v3i2.1843