Imaginação e avaliação pelo modelo do EGameFlow em um jogo digital sobre ácidos e bases

Autores/as

Palabras clave:

Imaginação, Jogo digital, Egameflow, Avaliação

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma avaliação do jogo digital Batalha Quimicard a partir do modelo do EGameFlow e do papel da imaginação na construção de possíveis novos significados sobre o conteúdo de ácidos e bases. A partir de uma pesquisa exploratória, os dados foram coletados remotamente através da resolução de um questionário disponível na plataforma Google Formulários com dez participantes, após jogarem o Batalha Químicard. A análise se deu em dois momentos: a identificação de possíveis novos significados sobre o conteúdo ácidos e bases projetados no chamado horizonte de aprendizagem a partir da mecânica do jogo e avaliação com a utilização dos critérios do modelo do EGameFlow. Observamos que os participantes prospectaram novos conhecimentos no horizonte de aprendizagem, o que aponta a potencialidade da mecânica do jogo na mobilização de conhecimentos para avançar nas partidas. Além disso, através do modelo do EGameFlow, observamos um percentual acima de 75% que demonstrou satisfação ao jogar.

Biografía del autor/a

João Roberto Ratis Tenório da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da áres de Ensino de Química do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste - Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2022-02-21

Cómo citar

Fernandes de Melo, A. M. ., & da Silva, J. R. R. T. (2022). Imaginação e avaliação pelo modelo do EGameFlow em um jogo digital sobre ácidos e bases. Revista De Investigação Tecnológica Em Educação Em Ciências E Matemática, 1, 166–184. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/ritecima/article/view/3190

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa