Aprendizagem baseada em jogos nos Institutos Federais da Região Sul: percepções dos docentes e suas potencialidades
Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em jogos, Tecnologias no ensino, Educação profissional e tecnológicaResumo
A massificação do smartphone nesta última década remodelou as relações das pessoas com as tecnologias digitais, influenciando significativamente na ampliação do acesso aos videogames. Este contexto favorece a promoção da aprendizagem baseada em jogos digitais, visto que o perfil dos usuários dos games se mostra cada vez mais heterogêneo e inclusivo, com atrativos para todos os estudantes. Em nossa instituição de ensino, uma escola técnica federal no sul do Brasil, percebemos um interesse crescente dos alunos em usar e produzir jogos eletrônicos nas atividades curriculares, e em participar de atividades de iniciação científica envolvendo esta temática. Com o intuito de verificar se este quadro se manifesta em instituições com estrutura semelhante à nossa, organizamos uma pesquisa em outras unidades da rede federal de educação profissional na região Sul do país a partir da aplicação de um questionário com colegas docentes destas escolas. As conclusões da nossa investigação sugerem um ponto de vista bastante positivo do uso dos jogos digitais na rotina escolar e seus benefícios para os estudantes. Contudo, a adesão dos docentes para inclusão destes recursos em suas práticas didáticas se mostra muito baixa, o que provavelmente é reflexo das problemáticas relacionadas com o pouco uso das ferramentas da informação e comunicação na educação em geral.
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