Revisando propostas de ação educativa na formação de professores de Ciências e Matemática

Autores

  • Adriano Silveira Machado UNILAB

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Formação de professores, Tecnopedagógico

Resumo

Tendo como base o desenvolvimento do processo de
aprendizagem com o uso de recursos tecnológicos procurou-se associar
alguns relatos e experimentos de atividades realizadas por outros
pesquisadores, sobre a investigação do uso pedagógico do computador
para promoção de uma aprendizagem científica apontando ações
educativas e estratégias diferenciadas e bem sucedidas na formação de
professores. Esse estudo reforça a ideia de que a aprendizagem pode ser
ampliada e pedagogicamente amparada pelo uso de tecnologias nos
processos de ensino. A revisão de literatura empregada potencialmente
fornece subsídios para uma mudança pontual e significativa nas técnicas de
abordagem dos conteúdos de cunho científico. A pesquisa abrangeu
trabalhos publicados entre os anos de 2003 a 2019 com domínio centrado
nas áreas de Ciências pesquisados na no gerenciador de base Isi web
Knowledge. O foco abrangeu Education Educacional research e
Information sciences library scince. O caráter exploratório empregado
neste estudo discorreu sobre pesquisas qualitativas, revisão bibliográfica de
artigos disseminados em periódicos de divulgação de Educação Científica
e ensino de Ciências. Os resultados apresentam sugestões de metodologias
inovadoras e de contexto tecnopedagógico favoráveis à uma formação de
professores pautada na educação científica e na troca de experiências.

Downloads

Publicado

2022-02-21

Como Citar

Silveira Machado, A. (2022). Revisando propostas de ação educativa na formação de professores de Ciências e Matemática. evista e Investigação Tecnológica m Educação m iências Matemática, 1, 100–113. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/ritecima/article/view/3164

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa