Pressupostos das metodologias ativas apoiadas nas tecnologias da informação e comunicação e sua implementação na Educação à Distância
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Educação a Distância, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
A epistemologia das metodologias ativas não é recente, pois pode ser encontrada em vários marcantes na história, iniciando já no período socrático, na sua maiêutica. A combinação de metodologias ativas com as tecnologias da informação e comunicação é hoje estratégica para a inovação pedagógica tanto no ensino presencial quanto a distância. Neste contexto, este artigo tem como objetivo relacionar os pressupostos das metodologias ativas ancoradas nas tecnologias da informação e comunicação e sua complexidade de implementação na educação a distância. O estudo aqui desenvolvido é uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros e artigos científicos. O crescimento da educação a distância acompanhou a evolução das tecnologias da informação e comunicação, porém isso não significa um avanço pedagógico. Na educação a distância a metodologia ativa proporciona ao aluno a interação com o professor, com o colega, com o conteúdo e com a tecnologia nos ambientes virtuais de aprendizagem, potencializando o processo de ensino e aprendizagem. Diversas pesquisas sobre metodologias ativas demonstram o processo de adoção e expansão no ensino presencial e a distância, porém pesquisas que relacionam as tecnologias da informação e comunicação e as metodologias ativas com a Educação a Distância ainda são pouco estudadas e necessitam de maior atenção, demostrando a relevância deste estudo para as instituições de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, o(a) autor(a) confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/ritecima).