A aprendizagem tecnológica ativa em publicações no ensino das Ciências e Matemática:
uma visão geral da incorporação das metodologias ativas às tecnologias digitais
Palavras-chave:
Aprendizagem Tecnológica Ativa, Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas, Ensino das Ciências e MatemáticaResumo
As tecnologias digitais e as metodologias ativas no Ensino das Ciências e Matemática (ECM) estão cada vez mais presentes nas práticas pedagógicas. No contexto da sociedade da informação, pensar o uso conjugado e simultâneo dessas estratégias se mostra pertinente e atual. As metodologias ativas são estratégias que colocam os estudantes como principais agentes de seu aprendizado, já as tecnologias digitais são recursos que auxiliam nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa, por meio do corpus latente de conteúdo, teve como objetivo identificar quais artigos científicos foram elaborados sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais no campo do ECM de maneira conjunta. Além disso, esta pesquisa realizou também uma análise dos artigos mais citados no Google Acadêmico, destacando os objetivos, quais teorias fundamentavam os trabalhos e suas contribuições em cada uma das áreas (Química, Física, Biologia e Matemática). Ademais, buscou-se relacionar estes artigos mais citados com o modelo da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA). Os resultados mostram que do total de 85 artigos encontrados e analisados, a área do ensino de Química apresentava maior número de publicações (31,7%), seguido do ensino de Matemática (25,8%), de Física (24,7%) e de Biologia (17,6%). Em relação às metodologias ativas, observou-se, de maneira geral, que artigos envolvendo a gamificação e a sala de aula invertida predominavam na maioria das áreas e que o ano de 2020 apresentou maior número de publicações. Por fim, identificou-se a presença dos pilares da ATA nos artigos mais citados, suscitando a contribuição deste modelo para o ECM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, o(a) autor(a) confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/ritecima).