Base Conceitual do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo de Professores de Ciências Exatas

Autores

  • Arilson Silva da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Lucas Eduardo de Siqueira Universidade Federal do Paraná
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5636-0908

Palavras-chave:

PIBID, Pibid. Formação Docente. Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo

Resumo

Considerando o cenário atual em que a educação se encontra, e que muitas escolas ainda possuem um ensino totalmente analógico, é importante estudar o perfil teórico docente em relação à intersecção dos Conhecimentos Tecnológicos, Pedagógicos e de Conteúdo. Logo, esse texto objetiva apresentar a base conceitual que Professores em Formação Inicial (PFI) possuem em relação ao Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Esta pesquisa, desenvolvida com a participação de 58 PFI, é do tipo Survey, de natureza básica e de abordagem quantitativa. A construção dos dados ocorreu por meio de um questionário adaptado para o formato online via Google Forms, o qual foi enviado aos PFI por meio de Link no WhatsApp, ficando disponível por 7 dias. A análise quantitativa dos dados, constituídos a partir de assertivas na escala Likert, foi realizada por intermédio do software Statistical Package for the Social Sciences à luz do teste não paramétrico Kruskal-Wallis, tendo como significativo um p < 0,05. Ao término, percebeu-se que os PFI apresentam uma predominância de concordância entre as assertivas vinculadas as diferentes bases do conhecimento tecnológico, possibilitando inferir que os sujeitos possuem conhecimentos sobre o uso pedagógico das TDIC para desenvolver o conteúdo científico.

Biografia do Autor

Arilson Silva da Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação em Ciências e em Matemática

Lucas Eduardo de Siqueira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação em Ciências e em Matemática

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências. Professor no Departamento de Química e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática - PPGECM- UFPR.

Downloads

Publicado

2022-02-21

Como Citar

Silva, A. S. da, Siqueira, L. E. de ., & Bedin, E. (2022). Base Conceitual do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo de Professores de Ciências Exatas. evista e Investigação Tecnológica m Educação m iências Matemática, 1, 136–151. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/ritecima/article/view/3178

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa