Modernistas Tropicalistas ou: nem por isso o pão ficou mais barato

Authors

  • Nina Nussenzweig Hotimsky Universidade de São Paulo

Keywords:

Brazilian Theater, Sao Pedro Artistic Productions, Staging, Tropicalism, Modern Art Week

Abstract

Tropicalist Modernists or: the price of bread did not get cheaper

This paper analyzes the play A Semana staged in Sao Paulo in 1972, based on documentary research, theatrical criticism, and interviews with actors. Sao Pedro Theater´s production brought together artists that had been expelled from other spaces due to political persecution and to the financial crisis. The conditions of production of this work of art and it´s contents, particularly the comparison between Tropicalism and Modernism and the debate concerning the social role of art in Brazil, are discussed. While the dictatorship commemorated the 50th anniversary of Modern Art Week, neutralizing any polemic concerning this event, the play portrayed esthetic and behavioral modernists transgressions as well as their political and historical limits.

Author Biography

Nina Nussenzweig Hotimsky, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2019), com orientação do Prof. Dr. Sérgio de Carvalho e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2012). Realizou iniciação científica com o apoio da FAPESP (2011). Recebeu Menção Honrosa no 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). Formada em Acordeão pela Escola de Música do Estado de São Paulo (2016). Trabalha como sonoplasta em espetáculos teatrais. Professora de História das Artes Cênicas Brasileiras da Escola Técnica Estadual (ETEC de Artes).

References

ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1942.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: _______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BRECHT, Bertolt. A peça didática de Baden-Baden sobre o acordo. Teatro completo v. 3. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

CORRÊA, José Celso Martinez. O poder de subversão da forma – entrevista realizada por Tite de Lemos, aParte, nº 1, TUSP, março e abril de 1968. In: STAAL, Ana Helena Camargo de (Org). Primeiro Ato: Cadernos, Depoimentos, Entrevistas (1958-1974). São Paulo: Editora 34, 1998.

É proibido proibir. In: TROPICÁLIA – um projeto de Ana de Oliveira. Disponível em: http://tropicalia.com.br/v1/site/internas/proibido.php. Acesso em: jul. 2020.

FRATESCHI, Celso. Entrevista sobre o Teatro São Pedro. São Paulo: jun. 2020.

GUERRA, Marco Antônio. Carlos Queiroz Telles – história e dramaturgia em cena (década de 70). São Paulo: Annablume, 2004.

MAGALDI, Sábado. Amor ao teatro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.

MOSTAÇO, Edélcio. Fernando Peixoto, encenador brechtiano. Blumenau: s.n., 2014. Disponível em: <https://primeiroteatro.blogspot.com/2015/08/a-trajetoria-de-um-encenador.html?m=1>. Acesso em: jul. 2020.

PEIXOTO, Fernando. A Semana – notas do diretor sobre a dramaturgia. 1972. Páginas datilografadas disponíveis no Arquivo Fernando Peixoto do Centro de Documentação e Pesquisa da Funarte.

PEIXOTO, Fernando. Brecht – vida e obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2009.

ROSENFELD, Anatol. O teatro agressivo. In: _______. Texto/Contexto. São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 45 – 57.

SANTANA, Edson. Entrevista sobre A Semana. São Paulo, mai. 2020.

SCHWARZ, Roberto. Nota sobre vanguarda e conformismo; Cultura e política, 1964-69. In: _______. O pai de família e outros estudos. 2a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 43-48; 61-92.

______________. Verdade tropical: um percurso de nosso tempo. In: SCHWARZ, Roberto. Martinha versus Lucrécia: ensaios e entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 52-110.

TELLES, Carlos Queiroz. A Semana. São Paulo: 1972. Texto mimeografado disponível na biblioteca da ECA/USP.

______________. O menino das canecas. São Paulo: 1972. Texto mimeografado disponível na biblioteca da ECA/USP.

VELOSO, Caetano, Conferência no MAM. Teresa revista de Literatura Brasileira, nº 4/5. São Paulo, USP/ FFLCH/ DLCV/ Editora 34, 2004, p. 307-329.

CARTAZ DO ESPETÁCULO A SEMANA. Disponível no Arquivo Fernando Peixoto – CEDOC - Funarte: A Semana, Teatro São Pedro, 1972.

PROGRAMA DO ESPETÁCULO A SEMANA. Disponível no Arquivo Fernando Peixoto – CEDOC - Funarte: A Semana, Teatro São Pedro, 1972.

Published

2021-07-23