Modernistas Tropicalistas ou: nem por isso o pão ficou mais barato

Autores

  • Nina Nussenzweig Hotimsky Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Teatro brasileiro, São Pedro Produções Artísticas, encenação, Tropicália, Semana de Arte Moderna

Resumo

Este artigo analisa o espetáculo A Semana, encenado em São Paulo em 1972, a partir de pesquisa documental, exame da fortuna crítica e entrevistas com atores. A produção do Teatro São Pedro reunia artistas expulsos de outros espaços devido à perseguição política e à crise financeira. Procura-se analisar as condições de produção da obra e conteúdos por ela veiculados, com ênfase na comparação entre Modernismo e Tropicália e no debate sobre o papel social da arte no Brasil. Enquanto o Regime Civil-Militar comemorava o cinquentenário da Semana de Arte Moderna neutralizando qualquer polêmica, a peça retratava transgressões estéticas e comportamentais operadas pelos modernistas, mas também seus limites políticos e históricos.

Biografia do Autor

Nina Nussenzweig Hotimsky, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2019), com orientação do Prof. Dr. Sérgio de Carvalho e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2012). Realizou iniciação científica com o apoio da FAPESP (2011). Recebeu Menção Honrosa no 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). Formada em Acordeão pela Escola de Música do Estado de São Paulo (2016). Trabalha como sonoplasta em espetáculos teatrais. Professora de História das Artes Cênicas Brasileiras da Escola Técnica Estadual (ETEC de Artes).

Referências

ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1942.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: _______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BRECHT, Bertolt. A peça didática de Baden-Baden sobre o acordo. Teatro completo v. 3. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

CORRÊA, José Celso Martinez. O poder de subversão da forma – entrevista realizada por Tite de Lemos, aParte, nº 1, TUSP, março e abril de 1968. In: STAAL, Ana Helena Camargo de (Org). Primeiro Ato: Cadernos, Depoimentos, Entrevistas (1958-1974). São Paulo: Editora 34, 1998.

É proibido proibir. In: TROPICÁLIA – um projeto de Ana de Oliveira. Disponível em: http://tropicalia.com.br/v1/site/internas/proibido.php. Acesso em: jul. 2020.

FRATESCHI, Celso. Entrevista sobre o Teatro São Pedro. São Paulo: jun. 2020.

GUERRA, Marco Antônio. Carlos Queiroz Telles – história e dramaturgia em cena (década de 70). São Paulo: Annablume, 2004.

MAGALDI, Sábado. Amor ao teatro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.

MOSTAÇO, Edélcio. Fernando Peixoto, encenador brechtiano. Blumenau: s.n., 2014. Disponível em: <https://primeiroteatro.blogspot.com/2015/08/a-trajetoria-de-um-encenador.html?m=1>. Acesso em: jul. 2020.

PEIXOTO, Fernando. A Semana – notas do diretor sobre a dramaturgia. 1972. Páginas datilografadas disponíveis no Arquivo Fernando Peixoto do Centro de Documentação e Pesquisa da Funarte.

PEIXOTO, Fernando. Brecht – vida e obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2009.

ROSENFELD, Anatol. O teatro agressivo. In: _______. Texto/Contexto. São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 45 – 57.

SANTANA, Edson. Entrevista sobre A Semana. São Paulo, mai. 2020.

SCHWARZ, Roberto. Nota sobre vanguarda e conformismo; Cultura e política, 1964-69. In: _______. O pai de família e outros estudos. 2a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 43-48; 61-92.

______________. Verdade tropical: um percurso de nosso tempo. In: SCHWARZ, Roberto. Martinha versus Lucrécia: ensaios e entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 52-110.

TELLES, Carlos Queiroz. A Semana. São Paulo: 1972. Texto mimeografado disponível na biblioteca da ECA/USP.

______________. O menino das canecas. São Paulo: 1972. Texto mimeografado disponível na biblioteca da ECA/USP.

VELOSO, Caetano, Conferência no MAM. Teresa revista de Literatura Brasileira, nº 4/5. São Paulo, USP/ FFLCH/ DLCV/ Editora 34, 2004, p. 307-329.

CARTAZ DO ESPETÁCULO A SEMANA. Disponível no Arquivo Fernando Peixoto – CEDOC - Funarte: A Semana, Teatro São Pedro, 1972.

PROGRAMA DO ESPETÁCULO A SEMANA. Disponível no Arquivo Fernando Peixoto – CEDOC - Funarte: A Semana, Teatro São Pedro, 1972.

Publicado

2021-07-23