DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/UNILAB: PERSPECTIVAS E APLICAÇÕES

Autores/as

  • Antonio Jhonata de Oliveira Lima Bacharel em Humanidades (2017) e Licenciado em Pedagogia (2020) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Evaldo Ribeiro Oliveira Docente no curso de Pedagogia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Resumen

O estudo trata-se de um levantamento realizado sobre compreensões acerca da descolonização curricular, a partir das produções científicas escritas por discentes na componente curricular Políticas Educacionais Curriculares e Descolonização dos Currículos, do curso de Pedagogia da Unilab. O objetivo é compreender as concepções e propostas de descolonização dos currículos realizadas por discentes. Para tanto, apresentaremos a componente curricular, as produções e análises dos artigos produzidos pelos discentes.

Citas

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf>. Acesso em 06 de jul. 2019.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. In: Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p. 17-44, 2007.

OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade como filosofia africana:

Educação e cultura afro-brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n 18, p. 28-47, 2012.

PACHECO, José Augusto. Políticas curriculares descentralizadas: autonomia ou recentralização?. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, p. 139-161, 2000. Disponível em: <https://www.redalyc.org/html/873/87313697010/>. Acesso em 06 de jul. 2019.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, p. 16-37, 2013.

UNILAB. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura Plena (Versão 2). Redenção/CE, 2016a. Disponível em: <http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/Projeto-Pedag%C3%B3gico-Curricular-do-Curso-de-Licenciatura-em-Pedagogia-Campi-Liberdade-e-Palmares.pdf˃ Acesso em 07 de mai. 2019.

UNILAB. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades – Bacharelado Interdisciplinar. Redenção/CE, 2016b.

Publicado

2020-06-24