Educação para Imigrantes e a formação continuada: a função da Coordenação Pedagógica na qualificação do processo educativo

Autores

Resumo

Nesse artigo são discutidos os conhecimentos sobre a América Latina a partir da formação continuada de professores tendo como problematização a presença de estudantes imigrantes em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Iniciamos as reflexões apresentando a problemática do desconhecimento dos brasileiros em relação a História e Cultura da América Latina e, através da contribuição da historiografia, vinculamos esse desconhecimento à importância de se promover as discussões na escola. Através dos depoimentos das coordenadoras pedagógicas e da documentação produzida pelas escolas, elaboramos um panorama sobre como educadores paulistanos têm discutido e incluído os saberes latino-americanos as suas práticas pedagógicas.    

Palavras-chave: Educação para Imigrantes; História e Cultura da América Latina; Formação de professores.

Biografia do Autor

Adriana de Carvalho Alves Braga, PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

DOUTORA EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA

João Clemente De Souza Meto, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história da América: reflexões sobre problemas de identidades. Revista Eletrônica da Anphlac, número 4, 2005.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2004.

PRADO, Maria Ligia Coelho. América Latina no século XIX – Tramas, Telas e Textos. São Paulo: EDUSP, 2004.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Decreto nº 54.453, de 10 de outubro de 2013. Fixa as atribuições dos profissionais de educação que integram as equipes escolares das unidades educacionais da rede municipal de ensino.

SILVA, Sidney Antonio da. Faces da Latinidade: Hispano-Americanos em São Paulo. Campinas: Núcleo de Estudos de População/Unicamp, 2008.

Downloads

Publicado

2020-06-24