Entre engajamento, censuras e consensos: a cena cultural durante a ditadura civil- militar (1964-1985)

Autores/as

Palabras clave:

ditadura civil-militar, cultura, resistência, consensos, censura

Resumen

A historiografia tem se dedicado a estudar, em grande profundidade, a resistência e o engajamento contra a ditadura civil-militar, porém, nos últimos anos se evidenciou um aumento de pesquisas que se dedicam a compreender as múltiplas relações entre a sociedade civil e o regime, principalmente aquelas onde se presenciou o consenso e a ambivalência em suas ações. Sendo assim, o presente artigo busca superar a dicotomia entre resistência e repressão no âmbito cultural trazendo um diálogo que reflita o engajamento, a censura e os consensos e consentimentos, abordando, desta forma, as diversas relações que se desenvolveram no período. Este estudo propõe realizar um breve balanço historiográfico em torno da arte engajada e da resistência no campo cultural, da censura aplicada sobre os produtos culturais e, por fim, dos aspectos que envolvem os consensos no âmbito da cultura.

Biografía del autor/a

Leonardo Fetter da Silva, PPGH-PUCRS

Licenciado em História (2017) pela PUCRS, mestre (2019) e doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS.

Lara Coletto, PPGH-PUCRS

Licenciada em História (2019) pela PUCRS e mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS.

Mariana Canazaro Coutinho, PPGH-PUCRS

Bacharel of Arts (Hons) in English and History pela Carlow College St. Patrick's (Irlanda) (2013),  Licenciada em História (2019) pela PUCRS e mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS

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Publicado

2021-07-23