Juventude, engajamento e participação e os padrões culturais da sociedade em rede

Autores

  • Carla Mendonça Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa exploratória que buscou compreender e explicar, nos termos da ação social weberiana, como jovens de países de diferentes culturas usam ferramentas de autocomunicação de massa com o fim de engajamento cívico e participação pública. A pesquisa parte dos estudos da Sociedade em Rede, de Manuel Castells, e utiliza novos conceitos de engajamento cívico, de participação política e de esfera pública, híbrida de digital e de urbana. Ressalta ainda o papel da juventude nos movimentos sociais em rede. Na pesquisa qualitativa, com o uso de análise de conteúdo, foram avaliados artigos publicados em blogs por brasileiros e americanos da faixa etária de 14 a 25 anos sobre os protestos no Brasil em 2013 e o movimento Occupy Wall Street em 2011. Na pesquisa comparativa, identifiquei que eles usam essas ferramentas expressando valores cosmopolitas, multiculturais e de individualismo em rede.

Biografia do Autor

Carla Mendonça, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Professora e gerente de Relações Internacionais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Ciências Sociais, Especialista em Estudos Comparados sobre as Américas, pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília (UnB). Período sanduíche na Annenberg School for Communication and Journalism da University of Southern California (USC). Mestre pelo Ceppac/ICS/UNB. Especialista em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (Irel) da UnB. Graduada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social (Fabico) com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2015-06-28

Edição

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Artigos