Laboratório didático de química e o ensino médio integrado à educação profissional

Autores

  • Kaiza Martins Porto de Hollanda Cavalcanti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia http://orcid.org/0000-0002-8822-3027
  • Glória Regina Pessôa Campello Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1372

Resumo

As atividades experimentais no ensino de ciências vêm sendo defendidas por professores e pesquisadores como indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem das ciências da natureza. Com o objetivo de compreender as concepções dos professores de química sobre sua prática pedagógica nas atividades experimentais realizadas em um laboratório didático de química, em turmas do ensino médio integrado à educação profissional de uma instituição federal de ensino com forte tradição em formação profissional na área de química e áreas afins, analisamos 120 roteiros de atividades experimentais de 12 disciplinas de química e um questionário respondido por 10 professores questionando seus objetivos pedagógicos e epistemológicos em suas aulas experimentais. Os textos dos roteiros e as respostas dos questionários foram analisados pelos princípios da análise textual discursiva. Há uma enorme quantidade de aulas práticas, porém pouca variação nos objetivos e propostas. Os professores compreendem as atividades experimentais como uma ferramenta para a formação profissional.

Biografia do Autor

Kaiza Martins Porto de Hollanda Cavalcanti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Professora desde 2001 e do IFRJ desde 2005. Mestre em Química Analítica pela UFF (2007) e em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2015). Atualmente doutoranda desde 2016 pelo CEFET-RJ na linha de pesquisa Formação de Professores orientada pela professora da UERJ Glória Regina Pessoa Campello Queiroz. Leciono e pesquiso atualmente no ensino médio, ensino superior de química e áreas afins e na licenciatura em química nas disciplinas de físico-química, História e Filosofia da Ciência e Formação de Professores.

Glória Regina Pessôa Campello Queiroz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1976) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é credenciada no Programa de Pós-Graduação Ciência Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET/RJ e professora adjunta do Instituto de Física Armando Dias Tavares da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Realiza pesquisas na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de ciências, investigando e atuando principalmente nas seguintesár linhas: formação de professores, ensino de física, CTS e Ciência e Arte. Coordenadora Institucional do Programa LIFE/CAPES na UERJ.

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Publicado

31.01.2019

Como Citar

Cavalcanti, K. M. P. de H., & Queiroz, G. R. P. C. (2019). Laboratório didático de química e o ensino médio integrado à educação profissional. Educação Química n unto e ista, 2(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1372

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista