Laboratório didático de química e o ensino médio integrado à educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1372Resumo
As atividades experimentais no ensino de ciências vêm sendo defendidas por professores e pesquisadores como indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem das ciências da natureza. Com o objetivo de compreender as concepções dos professores de química sobre sua prática pedagógica nas atividades experimentais realizadas em um laboratório didático de química, em turmas do ensino médio integrado à educação profissional de uma instituição federal de ensino com forte tradição em formação profissional na área de química e áreas afins, analisamos 120 roteiros de atividades experimentais de 12 disciplinas de química e um questionário respondido por 10 professores questionando seus objetivos pedagógicos e epistemológicos em suas aulas experimentais. Os textos dos roteiros e as respostas dos questionários foram analisados pelos princípios da análise textual discursiva. Há uma enorme quantidade de aulas práticas, porém pouca variação nos objetivos e propostas. Os professores compreendem as atividades experimentais como uma ferramenta para a formação profissional.
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