Repercussões do Programa das Licenciaturas Internacionais na formação acadêmica e pessoal de um grupo de licenciados em Química da Universidade Federal de Viçosa (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1690

Resumo

O artigo aborda algumas das contribuições formativas do Programa das Licenciaturas Internacionais (PLI), na perspectiva de cinco licenciados em Química pela UFV que participaram do Programa em Portugal. A presente pesquisa utilizou abordagem qualitativa exploratória, sendo os dados coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados com base em Bardin (Análise de Conteúdo). Concluiu-se que o PLI necessita ser aprimorado, considerando a(s): organização curricular das instituições estrangeiras (enfoque nas disciplinas do Bacharelado em detrimento à formação pedagógica); falta de acompanhamento sistemático fora, inclusive quanto à condição psicológica dos licenciandos; dificuldades enfrentadas no retorno, pois não se efetivou o acolhimento e encaminhamentos na reinserção acadêmica; e falta de políticas públicas e institucionais que valorizam a participação em Programas dessa natureza, sobretudo nos concursos públicos e processos seletivos simplificados. Por fim, é importante reconhecer que o PLI trouxe importantes contribuições para a formação profissional e cultural dos egressos, permitindo acesso a experiências pessoais diferenciadas.

Biografia do Autor

Josiane Aparecida Rodrigues Fialho, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa.

Mateus José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

Vinícius Catão, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

28.08.2019

Como Citar

Fialho, J. A. R., Santos, M. J. dos, & Catão, V. (2019). Repercussões do Programa das Licenciaturas Internacionais na formação acadêmica e pessoal de um grupo de licenciados em Química da Universidade Federal de Viçosa (MG). Educação Química n unto e ista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1690

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista