Repercussões do Programa das Licenciaturas Internacionais na formação acadêmica e pessoal de um grupo de licenciados em Química da Universidade Federal de Viçosa (MG)
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1690Resumo
O artigo aborda algumas das contribuições formativas do Programa das Licenciaturas Internacionais (PLI), na perspectiva de cinco licenciados em Química pela UFV que participaram do Programa em Portugal. A presente pesquisa utilizou abordagem qualitativa exploratória, sendo os dados coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados com base em Bardin (Análise de Conteúdo). Concluiu-se que o PLI necessita ser aprimorado, considerando a(s): organização curricular das instituições estrangeiras (enfoque nas disciplinas do Bacharelado em detrimento à formação pedagógica); falta de acompanhamento sistemático fora, inclusive quanto à condição psicológica dos licenciandos; dificuldades enfrentadas no retorno, pois não se efetivou o acolhimento e encaminhamentos na reinserção acadêmica; e falta de políticas públicas e institucionais que valorizam a participação em Programas dessa natureza, sobretudo nos concursos públicos e processos seletivos simplificados. Por fim, é importante reconhecer que o PLI trouxe importantes contribuições para a formação profissional e cultural dos egressos, permitindo acesso a experiências pessoais diferenciadas.
Referências
ALMEIDA, A. F. et al. (Orgs.). Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas: UNICAMP, 2004.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3a reimpressão da 1ª ed. São Paulo: Edições 70, 2015.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Licenciaturas Internacionais, 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br /cooperacão-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/portugal. Acesso em 03 fev. 2018.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Licenciaturas Internacionais, 2011. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacão-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/portugal. Acesso em 15 fev. 2018.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Licenciaturas Internacionais, 2012. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacão-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/portugal. Acesso em 16 fev. 2017.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Licenciaturas Internacionais, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/portugal. Acesso em 22 mar. 2018.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
GACEL-ÁVILA, J. Internacionalizacion de la Educación Superior en America Latina y el Caribe: Reflexiones y Lineamientos. Guadalajara: Organisation Universitaire Interamericaine y La Asociation Mexicana para la Educacion Internacional, 1999.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, 201-210, 2006.
LAUS, S. P. A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, 2012.
SOUZA, J. M. A Internacionalização e a mobilidade na Educação Superior: o debate na América Latina. Revista de Iniciação Científica da FFC, v.10, n.2, p.1-17, 2010.
SOUZA, N. C.; PALAFOX, G. H. M. Análise do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) no contexto da internacionalização da Educação Superior. Poiésis – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão (SC), v.10, n.18, p. 417 - 430, Jun/Dez, 2016.
STALLIVIERI, L. Estratégias de internacionalização das universidades brasileiras. Caxias do Sul: Educs, 2004.
STALLIVIERI, L. Estratégias para internacionalização do currículo: do discurso à prática. Campinas: Pontes Editores, 2016.
TEICHLER, U. The Changing debate on Internationalisation of Higher Education. Higher Education, v. 48, n. 1, p. 5-26, 2004.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior do Século XXI: Visão e Ação. Paris, 1998. Disponível em: http://www.interlegis.gov.br/processo_legislativo/copy_of_200203191 50524/20030320161930/20030623111830.
VAN DAMME, D. Quality issues in the internationalisation of Higher Education. Higher Education, v. 41, n. 4, p. 415-441, 2001.
VELHO, L. Internacionalização da Ciência: acaso ou necessidade? Jornal da Unicamp, Campinas, ano 25, n. 505, v. 11, set., 2011. Disponível em: http://www.unicamp.br/ unicamp/unicamp_hoje/ju /setembro2011/ju505pag2.php.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).