Repercussões do Programa das Licenciaturas Internacionais na formação acadêmica e pessoal de um grupo de licenciados em Química da Universidade Federal de Viçosa (MG)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1690

Abstract

O artigo aborda algumas das contribuições formativas do Programa das Licenciaturas Internacionais (PLI), na perspectiva de cinco licenciados em Química pela UFV que participaram do Programa em Portugal. A presente pesquisa utilizou abordagem qualitativa exploratória, sendo os dados coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados com base em Bardin (Análise de Conteúdo). Concluiu-se que o PLI necessita ser aprimorado, considerando a(s): organização curricular das instituições estrangeiras (enfoque nas disciplinas do Bacharelado em detrimento à formação pedagógica); falta de acompanhamento sistemático fora, inclusive quanto à condição psicológica dos licenciandos; dificuldades enfrentadas no retorno, pois não se efetivou o acolhimento e encaminhamentos na reinserção acadêmica; e falta de políticas públicas e institucionais que valorizam a participação em Programas dessa natureza, sobretudo nos concursos públicos e processos seletivos simplificados. Por fim, é importante reconhecer que o PLI trouxe importantes contribuições para a formação profissional e cultural dos egressos, permitindo acesso a experiências pessoais diferenciadas.

Author Biographies

Josiane Aparecida Rodrigues Fialho, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa.

Mateus José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

Vinícius Catão, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa.

References

ALMEIDA, A. F. et al. (Orgs.). Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas: UNICAMP, 2004.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3a reimpressão da 1ª ed. São Paulo: Edições 70, 2015.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Licenciaturas Internacionais, 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br /cooperacão-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/portugal. Acesso em 03 fev. 2018.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Licenciaturas Internacionais, 2011. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacão-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/portugal. Acesso em 15 fev. 2018.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Licenciaturas Internacionais, 2012. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacão-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/portugal. Acesso em 16 fev. 2017.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Licenciaturas Internacionais, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/portugal. Acesso em 22 mar. 2018.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

GACEL-ÁVILA, J. Internacionalizacion de la Educación Superior en America Latina y el Caribe: Reflexiones y Lineamientos. Guadalajara: Organisation Universitaire Interamericaine y La Asociation Mexicana para la Educacion Internacional, 1999.

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, 201-210, 2006.

LAUS, S. P. A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, 2012.

SOUZA, J. M. A Internacionalização e a mobilidade na Educação Superior: o debate na América Latina. Revista de Iniciação Científica da FFC, v.10, n.2, p.1-17, 2010.

SOUZA, N. C.; PALAFOX, G. H. M. Análise do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) no contexto da internacionalização da Educação Superior. Poiésis – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão (SC), v.10, n.18, p. 417 - 430, Jun/Dez, 2016.

STALLIVIERI, L. Estratégias de internacionalização das universidades brasileiras. Caxias do Sul: Educs, 2004.

STALLIVIERI, L. Estratégias para internacionalização do currículo: do discurso à prática. Campinas: Pontes Editores, 2016.

TEICHLER, U. The Changing debate on Internationalisation of Higher Education. Higher Education, v. 48, n. 1, p. 5-26, 2004.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior do Século XXI: Visão e Ação. Paris, 1998. Disponível em: http://www.interlegis.gov.br/processo_legislativo/copy_of_200203191 50524/20030320161930/20030623111830.

VAN DAMME, D. Quality issues in the internationalisation of Higher Education. Higher Education, v. 41, n. 4, p. 415-441, 2001.

VELHO, L. Internacionalização da Ciência: acaso ou necessidade? Jornal da Unicamp, Campinas, ano 25, n. 505, v. 11, set., 2011. Disponível em: http://www.unicamp.br/ unicamp/unicamp_hoje/ju /setembro2011/ju505pag2.php.

Published

2019-08-28

How to Cite

Fialho, J. A. R., Santos, M. J. dos, & Catão, V. (2019). Repercussões do Programa das Licenciaturas Internacionais na formação acadêmica e pessoal de um grupo de licenciados em Química da Universidade Federal de Viçosa (MG). Educação Química En Punto De Vista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1690

Issue

Section

Pesquisa en Punto de Vista