Repercussões do Programa das Licenciaturas Internacionais na formação acadêmica e pessoal de um grupo de licenciados em Química da Universidade Federal de Viçosa (MG)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1690

Resumen

O artigo aborda algumas das contribuições formativas do Programa das Licenciaturas Internacionais (PLI), na perspectiva de cinco licenciados em Química pela UFV que participaram do Programa em Portugal. A presente pesquisa utilizou abordagem qualitativa exploratória, sendo os dados coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados com base em Bardin (Análise de Conteúdo). Concluiu-se que o PLI necessita ser aprimorado, considerando a(s): organização curricular das instituições estrangeiras (enfoque nas disciplinas do Bacharelado em detrimento à formação pedagógica); falta de acompanhamento sistemático fora, inclusive quanto à condição psicológica dos licenciandos; dificuldades enfrentadas no retorno, pois não se efetivou o acolhimento e encaminhamentos na reinserção acadêmica; e falta de políticas públicas e institucionais que valorizam a participação em Programas dessa natureza, sobretudo nos concursos públicos e processos seletivos simplificados. Por fim, é importante reconhecer que o PLI trouxe importantes contribuições para a formação profissional e cultural dos egressos, permitindo acesso a experiências pessoais diferenciadas.

Biografía del autor/a

Josiane Aparecida Rodrigues Fialho, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa.

Mateus José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

Vinícius Catão, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2019-08-28

Cómo citar

Fialho, J. A. R., Santos, M. J. dos, & Catão, V. (2019). Repercussões do Programa das Licenciaturas Internacionais na formação acadêmica e pessoal de um grupo de licenciados em Química da Universidade Federal de Viçosa (MG). Educação Química n unto e ista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1690

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista