Pesquisa-ação na forma de comunidade de prática: uma proposta para formaçao de professores

Autores

  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1802

Resumo

Esse artigo trata de um ensaio que busca a aproximação entre os pressupostos da pesquisa-ação e das comunidades de prática, em uma tentativa de opor-se aos processos de formação que fazem uso da racionalidade técnica. Tem por objetivos apresentar a importância e as premissas da pesquisa social, da pesquisa-ação e das comunidades de prática; mostrar a possibilidade de emprego dessas duas metodologias em um contexto de formação de professores e trazer um exemplo de aplicação conjunta destas metodologias a partir de um exercício de formação de professores acontecido no estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se construir resposta ao seguinte problema de pesquisa: De que forma comunidades de prática podem ser relacionadas com a pesquisa-ação nos processos de formação de professores? Como resultados pode-se perceber que é adequado organizar-se um processo de pesquisa-ação na forma de uma comunidade de prática desde que se adequem os pressupostos de cada proposta de investigação, fazendo com que professores superem o temor de serem apenas sujeitos de pesquisa e passem, também, a serem pesquisadores.

Biografia do Autor

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor de Química do IFSul.

Professor permanente do programa de pós-graduação em Ensino de ciências exatas na FURG.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática. 

Referências

EL-HANI, Charbel N., GRECA, Ileana M. ComPratica: AVirtual Community of Practice for Promoting Biology Teachers’ Professional Development in Brazil. Revista Science Education, v. 43, p. 1327–1359, 2013.

FRANCO, Maria A. S., LISITA, Verbena M.S. de S. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. In: PIMENTA, Selma G., FRANCO, Maria A. S. (org). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. v. 2. São Paulo: Loyola, 2008.

GALIAZZI, Maria do C, SCHMIDT, Elisabeth B. CEAMECIM – Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática. Revista AMBIENTE & EDUCAÇÃO, vol. 14, n.2, 2009.

HERON, John. Philosofical basis for a new paradigma. In: REASON, Peter, ROWAN, John (org.) Human inquiry: a sourcebook of new paradigma research. Bath: Wiley, 1981.

LEITE, Yoshie U. F. Pesquisa-ação como espaço de formação de professores: análise de uma experiência vivida. In: PIMENTA, Selma G., FRANCO, Maria A. S. (org). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. v. 2. São Paulo: Loyola, 2008.

PEREIRA, Vilmar A., DIAS, José R. de L., LEMOS, Luciane O. Caminhos epistemológicos e metodológicos. In: PEREIRA, Vilmar A., CLARO, Lisiane C. (org.) Epistemologia e metodologia nas pesquisas em educação. Passo Fundo: Méritos, 2012.

RIBEIRO, Marcus E.M. Comunidades de prática na formação de professores: a compreensão do interesse dos estudantes por aulas de Química. Joinville: Clube de Autores, 2019.

SERRANO, Maria.G.P. Investigación-acción: aplicaciones al campo social y educativo. Madrid: Dykinson, 1990

SLONSKI, Gladis Teresinha; ROCHA, André Luís F.; MAESTRELLI, Sylvia R.P. A racionalidade técnica na ação pedagógica do professor. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Anais..., Florianópolis, 2017.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge press, 1998

WENGER, Etienne; McDERMOTT, Richard; SNYDER, William. Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston: Harvard Business School Press, 2002.

Downloads

Publicado

17.03.2020

Como Citar

Ribeiro, M. E. M. (2020). Pesquisa-ação na forma de comunidade de prática: uma proposta para formaçao de professores. Educação Química n unto e ista, 3(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1802

Edição

Seção

Puntos de Vista