Educação e Relações de Gênero na zona da mata sul pernambucana: aproximações entre meio rural, relações de gênero e formação de professores de Química

Autores

  • Mylena Lahana Gouveia Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • Nielson da Silva Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1848

Resumo

A Educação das Relações de Gênero é também a Educação que está inserida na defesa e manutenção dos Direitos Humanos, sendo, desse modo, uma das guardiãs da democracia. Nosso referencial metodológico foi a pesquisa qualitativa de cunho participante, apoiada na técnica de Grupo Focal com mulheres que participam dos projetos educativos do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá. As relações opressoras entre masculino/feminino afetam nossa sociedade de uma forma estrutural. A Formação de Professores não deve ficar de fora dessa discussão, considerando que a escola é uma das instituições sociais que devem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Consideramos ser essencial para a Formação do Professor de Química o estudo do tema das Relações de Gênero. Apenas a busca firme por uma educação em consonância com a defesa dos Direitos Humanos pode, de fato, colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Biografia do Autor

Mylena Lahana Gouveia Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Licenciada em Química pelo IFPE campus Barreiros;

 

Nielson da Silva Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Mestre em Educação pela UFPE; Prof. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE; ex-coordenador da Licenciatura de Química do IFPE campus Barreiros; Lider do grupo de pesquisa Educação: práticas e concepções contemporãneas.

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Publicado

31.12.2019

Como Citar

Peixoto, M. L. G., & Bezerra, N. da S. (2019). Educação e Relações de Gênero na zona da mata sul pernambucana: aproximações entre meio rural, relações de gênero e formação de professores de Química. Educação Química n unto e ista, 3(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1848

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista