Educação e Relações de Gênero na zona da mata sul pernambucana: aproximações entre meio rural, relações de gênero e formação de professores de Química

Authors

  • Mylena Lahana Gouveia Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • Nielson da Silva Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1848

Abstract

A Educação das Relações de Gênero é também a Educação que está inserida na defesa e manutenção dos Direitos Humanos, sendo, desse modo, uma das guardiãs da democracia. Nosso referencial metodológico foi a pesquisa qualitativa de cunho participante, apoiada na técnica de Grupo Focal com mulheres que participam dos projetos educativos do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá. As relações opressoras entre masculino/feminino afetam nossa sociedade de uma forma estrutural. A Formação de Professores não deve ficar de fora dessa discussão, considerando que a escola é uma das instituições sociais que devem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Consideramos ser essencial para a Formação do Professor de Química o estudo do tema das Relações de Gênero. Apenas a busca firme por uma educação em consonância com a defesa dos Direitos Humanos pode, de fato, colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Author Biographies

Mylena Lahana Gouveia Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Licenciada em Química pelo IFPE campus Barreiros;

 

Nielson da Silva Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Mestre em Educação pela UFPE; Prof. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE; ex-coordenador da Licenciatura de Química do IFPE campus Barreiros; Lider do grupo de pesquisa Educação: práticas e concepções contemporãneas.

References

AZERÊDO, Sandra. Preconceito Contra a “Mulher”: diferença, poemas e corpos. São Paulo: Cortez, 2011.

BEZERRA, Nielson da Silva; DANTAS, Silvia Marques. Educação Inclusiva: não-sexista, antirracista e não-homofóbica. In: BEZERRA, Nielson da Silva (org). Respeitando as Diferenças no Espaço Escolar. Recife: Gestos, 2007.

BIAZOTI, André; ALMEIDA, Natália; TAVARES, Patrícia. (orgs.) Cadernos de Metodologias: inspirações e experimentações na construção do conhecimento agroecológico. Associação Brasileira de Agroecologia – ABA. 1. ed. Viçosa-MG: Universidade de Viçosa, 2017.

CALDAS, Luiz. A Formação de Professores e a Capacitação de Trabalhadores da EPT. In: PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, Moderna, 2011.

CANEN, Ana; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação Continuada de Professores para a Diversidade Cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. In: Revista Brasileira de Educação. v.16. n. 48. set-dez. 2011.

CARVALHO, José Sérgio F. de; SESTI, Adriano; ANDRADE, Júlio Pinheiro; SANTOS, Luciano Silva; TIBÉRIO, Wellington. Educação e Direitos Humanos: experiências em formação de professores em práticas escolares. In: SCHILLING, Flávia. (org). Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa; RABAY, Glória. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional no Brasil. In: Estudos Feministas. Florianópolis, 23 (1): janeiro-abril/2015.

CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual: essa nossa (des) conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1991.

CUNHA, Flávia Melo da. O túnel, o Frota, a ideologia de gênero. In: Ponto Urbe – Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, Nº 18, 2016.

FLORES, Bárbara Nascimento; TREVIZAN, Salvador Dal Pozzo. Ecofeminismo e comunidade sustentável. In: Estudos Feministas, Florianópolis, 23(1):312, janeiro-abril, 2015.

ESTEBAN, Maria da Paz Sandrín. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, Alberto Albuquerque. Apontamentos sobre a pesquisa em educação: usos e possibilidades do grupo focal. In: EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 275-290. jul./dez. 2005.

GOLÇALVES, Raquel Quirino; GUIMARÃES, Soraia de Melo. Relações de gênero e divisão sexual do trabalho no meio rural: interlocuções com o movimento social “Marcha das Margaridas”. In: Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 2, n. 1, p. 231-251. jan./jun. 2017

INFORSATO, Edson do Carmo. O bacharelismo e a crise permanente da formação de professores. RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 03, p. 432-443. 2016.

LEAL, Bruno Souza; CARVALHO, Carlos Alberto de; ANTUNES, Elton. La violencia contra mujeres brasileñas en las esferas pública y mediática: Violence against Brazilian women in public and mediatic spheres. In: Comunicar, 55, XXVI, 2018.

LOURO, Guaciara Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2014.

__________. (Orgs). O corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; CARDOSO, Thiago Miguel Garcia; SOARES, Márlon Flora Herbert Barbosa. O projeto de Educação Instituído a partir de 1990: caminhos percorridos na Formação de Professores de Química no Brasil. In: Química Nova, v. 36, n. 1, p. 195-200, 2013.

PARKER, Richard G. Corpos, prazeres e paixões: a cultura sexual no Brasil contemporâneo. São Paulo: Best Seller, 1991.

____________. Cultura, Economia Política e Construção Social da Sexualidade. In: LOURO, Guaciara Lopes. (Orgs). O corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

REIS, Ana Paula Poças Zambelli dos; GOMES, Candido Alberto. Práticas Pedagógicas Reprodutoras de Desigualdades: a sub-representação de meninas entre alunos superdotados. In: Estudos Feministas, Florianópolis, 19 (2):336, maio a agosto de 2011.

SILVA, Sandra Procópio da; MATOS, Jatene da Costa. As Mulheres e a Produção Invisível da Agroecologia. Cadernos de Agroecologia. v. 9, n. 4, nov. 2014.

Published

2019-12-31

How to Cite

Peixoto, M. L. G., & Bezerra, N. da S. (2019). Educação e Relações de Gênero na zona da mata sul pernambucana: aproximações entre meio rural, relações de gênero e formação de professores de Química. Educação Química En Punto De Vista, 3(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i2.1848

Issue

Section

Pesquisa en Punto de Vista