Prancha temática como ferramenta de inclusão: ensinando a tabela periódica à alunos com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2545

Resumo

A compreensão dos conceitos científicos de química são um desafio para os alunos do ensino médio, principalmente para os alunos com deficiência intelectual. Reconhece-se, portanto, a necessidade de desenvolver novas metodologias que se adequem as especificidades desse grupo. A presente pesquisa teve como objetivo confeccionar uma prancha temática para auxiliar alunos com deficiência intelectual no ensino/aprendizagem da tabela periódica. Para tanto, utilizou-se o software picto4me na escolha e disposição das figuras da prancha temática. O conteúdo de tabela periódica foi trabalhado observando-se a sequência cronológica dos livros didáticos. Depois de construída, a prancha temática foi utilizada por um aluno com deficiência intelectual e o seu nível de aprendizagem foi verificado através do aumento do número de acertos das questões dispostas em um exercício específico. Os resultados obtidos evidenciam a validade da prancha temática, pois além de auxiliar no aprendizado, gerou novos questionamentos no estudante, caminho para evocar pensamentos mais elaborados.

Biografia do Autor

Cecília Elisa de Sousa Muniz, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Brasil).

Diana Sampaio Braga, Universidade Estadual da Paraíba-Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Brasil).

Gilberlândio Nunes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba-Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

31.12.2020

Como Citar

de Sousa Muniz, C. E., da Silva, A. L., Braga, D. S., & da Silva, G. N. (2020). Prancha temática como ferramenta de inclusão: ensinando a tabela periódica à alunos com deficiência intelectual. Educação Química En Punto De Vista, 4(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2545

Edição

Seção

Puntos de Vista