Prancha temática como ferramenta de inclusão: ensinando a tabela periódica à alunos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2545Resumo
A compreensão dos conceitos científicos de química são um desafio para os alunos do ensino médio, principalmente para os alunos com deficiência intelectual. Reconhece-se, portanto, a necessidade de desenvolver novas metodologias que se adequem as especificidades desse grupo. A presente pesquisa teve como objetivo confeccionar uma prancha temática para auxiliar alunos com deficiência intelectual no ensino/aprendizagem da tabela periódica. Para tanto, utilizou-se o software picto4me na escolha e disposição das figuras da prancha temática. O conteúdo de tabela periódica foi trabalhado observando-se a sequência cronológica dos livros didáticos. Depois de construída, a prancha temática foi utilizada por um aluno com deficiência intelectual e o seu nível de aprendizagem foi verificado através do aumento do número de acertos das questões dispostas em um exercício específico. Os resultados obtidos evidenciam a validade da prancha temática, pois além de auxiliar no aprendizado, gerou novos questionamentos no estudante, caminho para evocar pensamentos mais elaborados.
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