Prancha temática como ferramenta de inclusão: ensinando a tabela periódica à alunos com deficiência intelectual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2545

Resumen

A compreensão dos conceitos científicos de química são um desafio para os alunos do ensino médio, principalmente para os alunos com deficiência intelectual. Reconhece-se, portanto, a necessidade de desenvolver novas metodologias que se adequem as especificidades desse grupo. A presente pesquisa teve como objetivo confeccionar uma prancha temática para auxiliar alunos com deficiência intelectual no ensino/aprendizagem da tabela periódica. Para tanto, utilizou-se o software picto4me na escolha e disposição das figuras da prancha temática. O conteúdo de tabela periódica foi trabalhado observando-se a sequência cronológica dos livros didáticos. Depois de construída, a prancha temática foi utilizada por um aluno com deficiência intelectual e o seu nível de aprendizagem foi verificado através do aumento do número de acertos das questões dispostas em um exercício específico. Os resultados obtidos evidenciam a validade da prancha temática, pois além de auxiliar no aprendizado, gerou novos questionamentos no estudante, caminho para evocar pensamentos mais elaborados.

Biografía del autor/a

Cecília Elisa de Sousa Muniz, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Brasil).

Diana Sampaio Braga, Universidade Estadual da Paraíba-Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Brasil).

Gilberlândio Nunes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba-Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

de Sousa Muniz, C. E., da Silva, A. L., Braga, D. S., & da Silva, G. N. (2020). Prancha temática como ferramenta de inclusão: ensinando a tabela periódica à alunos com deficiência intelectual. Educação Química n unto e ista, 4(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i2.2545

Número

Sección

Puntos de Vista