Animes no Ensino de Química: investigação do potencial didático e aplicação utilizando sequência didática

Autores

  • Marina de Monroe Gonçalves Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Andréa Aparecida Ribeiro Alves Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

A Química no Ensino Médio tem sido ministrada de forma desmotivadora e descontextualizada, o que leva a dificuldades na aprendizagem e, consequentemente, a baixos rendimentos. Por isso, com o intuito de mudar esta realidade, este trabalho visou investigar o potencial didático de animes no ensino de Química através da aplicação da sequência didática “Química Nuclear” utilizando dois animes como recurso didático, com o propósito de motivar os discentes e favorecer a aprendizagem. O trabalho utilizou os pressupostos teóricos metodológicos de Vygotsky no uso da sequência didática “Três momentos pedagógicos” de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, visando inserir esta abordagem didática como facilitadora do conhecimento, buscando interação com o cotidiano correlacionando os conteúdos químicos com os animes. A partir dos resultados obtidos na intervenção em Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Química I e na aplicação da sequência didática em um Colégio Estatual, foi possível constatar a aplicabilidade desse recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina de Monroe Gonçalves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Licenciada em Química pela Universidade Federal Fluminense.

Andréa Aparecida Ribeiro Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora e Mestre em Ciências: em Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com foco em Química de Aroma e Química Analítica. Especialista em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharel com atribuições tecnológicas em Química pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

de Monroe Gonçalves, M., & Alves, A. A. R. (2021). Animes no Ensino de Química: investigação do potencial didático e aplicação utilizando sequência didática. Educação Química En Punto De Vista, 5(2). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2600

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula