Animes no Ensino de Química: investigação do potencial didático e aplicação utilizando sequência didática
Abstract
A Química no Ensino Médio tem sido ministrada de forma desmotivadora e descontextualizada, o que leva a dificuldades na aprendizagem e, consequentemente, a baixos rendimentos. Por isso, com o intuito de mudar esta realidade, este trabalho visou investigar o potencial didático de animes no ensino de Química através da aplicação da sequência didática “Química Nuclear” utilizando dois animes como recurso didático, com o propósito de motivar os discentes e favorecer a aprendizagem. O trabalho utilizou os pressupostos teóricos metodológicos de Vygotsky no uso da sequência didática “Três momentos pedagógicos” de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, visando inserir esta abordagem didática como facilitadora do conhecimento, buscando interação com o cotidiano correlacionando os conteúdos químicos com os animes. A partir dos resultados obtidos na intervenção em Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Química I e na aplicação da sequência didática em um Colégio Estatual, foi possível constatar a aplicabilidade desse recurso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Química en Punto de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).