Animes no Ensino de Química: investigação do potencial didático e aplicação utilizando sequência didática
Resumen
A Química no Ensino Médio tem sido ministrada de forma desmotivadora e descontextualizada, o que leva a dificuldades na aprendizagem e, consequentemente, a baixos rendimentos. Por isso, com o intuito de mudar esta realidade, este trabalho visou investigar o potencial didático de animes no ensino de Química através da aplicação da sequência didática “Química Nuclear” utilizando dois animes como recurso didático, com o propósito de motivar os discentes e favorecer a aprendizagem. O trabalho utilizou os pressupostos teóricos metodológicos de Vygotsky no uso da sequência didática “Três momentos pedagógicos” de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, visando inserir esta abordagem didática como facilitadora do conhecimento, buscando interação com o cotidiano correlacionando os conteúdos químicos com os animes. A partir dos resultados obtidos na intervenção em Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Química I e na aplicação da sequência didática em um Colégio Estatual, foi possível constatar a aplicabilidade desse recurso.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).