Apropriação conceitual e representações químicas: um estudo na formação inicial
Resumo
Aprender conceitos científicos significa também compreender diversos modos para representa-los, sendo assim, nesse trabalho investigou-se como licenciandos compreendem alguns conceitos químicos, quais suas principais dificuldades e como lidam com as diferentes formas representacionais. Para tanto, os estudantes responderam questões que buscavam investigar: os critérios escolhidos para classificar uma lista de substâncias/materiais expressos por nomes comuns e científicos; se os estudantes empregavam os mesmos critérios diante de fórmulas e/ou nomes de algumas substâncias e se compreendiam o conceito de molécula como uma combinação fixa de átomos. Os resultados indicaram que os estudantes elegeram quatro critérios de classificação para as substâncias/materiais listados; apresentaram dificuldades em decodificar fórmulas químicas fora do contexto de uma equação química; e não foram capazes de usar o conceito de molécula como uma combinação fixa de átomos. Esses aspectos apontam dificuldades na compreensão de conceitos básicos da química e que aprender conceitos científicos abrange também aprender a representá-los.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).