Apropriação conceitual e representações químicas: um estudo na formação inicial

Autores/as

Resumen

Aprender conceitos científicos significa também compreender diversos modos para representa-los, sendo assim, nesse trabalho investigou-se como licenciandos compreendem alguns conceitos químicos, quais suas principais dificuldades e como lidam com as diferentes formas representacionais. Para tanto, os estudantes responderam questões que buscavam investigar: os critérios escolhidos para classificar uma lista de substâncias/materiais expressos por nomes comuns e científicos; se os estudantes empregavam os mesmos critérios diante de fórmulas e/ou nomes de algumas substâncias e se compreendiam o conceito de molécula como uma combinação fixa de átomos. Os resultados indicaram que os estudantes elegeram quatro critérios de classificação para as substâncias/materiais listados; apresentaram dificuldades em decodificar fórmulas químicas fora do contexto de uma equação química; e não foram capazes de usar o conceito de molécula como uma combinação fixa de átomos. Esses aspectos apontam dificuldades na compreensão de conceitos básicos da química e que aprender conceitos científicos abrange também aprender a representá-los.

Biografía del autor/a

Miriam Cristina Covre de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Química

Willian Floret de Castro, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Estudante do Curso de Licenciatura em Química

Publicado

2024-10-09

Cómo citar

Dias Broietti, F. C. ., Covre de Souza, M. C., & Floret de Castro, W. (2024). Apropriação conceitual e representações químicas: um estudo na formação inicial . Educação Química En Punto De Vista, 8, 1–17. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2838