Apropriação conceitual e representações químicas: um estudo na formação inicial
Resumen
Aprender conceitos científicos significa também compreender diversos modos para representa-los, sendo assim, nesse trabalho investigou-se como licenciandos compreendem alguns conceitos químicos, quais suas principais dificuldades e como lidam com as diferentes formas representacionais. Para tanto, os estudantes responderam questões que buscavam investigar: os critérios escolhidos para classificar uma lista de substâncias/materiais expressos por nomes comuns e científicos; se os estudantes empregavam os mesmos critérios diante de fórmulas e/ou nomes de algumas substâncias e se compreendiam o conceito de molécula como uma combinação fixa de átomos. Os resultados indicaram que os estudantes elegeram quatro critérios de classificação para as substâncias/materiais listados; apresentaram dificuldades em decodificar fórmulas químicas fora do contexto de uma equação química; e não foram capazes de usar o conceito de molécula como uma combinação fixa de átomos. Esses aspectos apontam dificuldades na compreensão de conceitos básicos da química e que aprender conceitos científicos abrange também aprender a representá-los.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).