A Experiência de Thomson: análise da abordagem de um livro didático em uma perspectiva histórica

Autores

  • Lucas Sodré dos Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Reginaldo Alberto Meloni Universidade Federal de São Paulo/ Professor

Resumo

Nos anos de 1960 os livros didáticos de Química passaram a valorizar o tema da estrutura da matéria e a obra de Saffioti (1968) foi uma das pioneiras a discutir o trabalho de Thomson de forma mais detalhada. O objetivo desse artigo é apresentar uma interpretação das características do processo de transposição didática desse assunto nesse livro didático a partir do artigo “Cathode Rays”( THOMSON, 1897). A análise se apoiou nas noções foucaultianas de que o discurso constrói o objeto e de que os acontecimentos são únicos. O discurso didático foi analisado com o objetivo de se encontrar as marcas que promoveram um sentido específico para os conteúdos conceituais. Os resultados apontam que o livro didático promoveu saberes que não se reduzem à didatização do conhecimento científico. Foi verificado que esta especificidade não está relacionada com erros ou com distorções, mas com sentidos que são diferentes dos do trabalho original. 

Biografia do Autor

Reginaldo Alberto Meloni, Universidade Federal de São Paulo/ Professor

Possui bacharelado em Química e licenciatura em Química e Pedagogia. É mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1999) e doutor em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Realizou estágio de pós-doutoramento no Museu de Astronomia e Ciências Afins e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) e coordena o Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências. Tem experiência como professor de Química no ensino básico e realiza pesquisa na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação em Ciências, História do Currículo e da Cultura Material Escolar.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Sodré dos Santos, L., & Alberto Meloni, R. (2023). A Experiência de Thomson: análise da abordagem de um livro didático em uma perspectiva histórica. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3254