A Experiência de Thomson: análise da abordagem de um livro didático em uma perspectiva histórica

Autores/as

  • Lucas Sodré dos Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Reginaldo Alberto Meloni Universidade Federal de São Paulo/ Professor

Resumen

Nos anos de 1960 os livros didáticos de Química passaram a valorizar o tema da estrutura da matéria e a obra de Saffioti (1968) foi uma das pioneiras a discutir o trabalho de Thomson de forma mais detalhada. O objetivo desse artigo é apresentar uma interpretação das características do processo de transposição didática desse assunto nesse livro didático a partir do artigo “Cathode Rays”( THOMSON, 1897). A análise se apoiou nas noções foucaultianas de que o discurso constrói o objeto e de que os acontecimentos são únicos. O discurso didático foi analisado com o objetivo de se encontrar as marcas que promoveram um sentido específico para os conteúdos conceituais. Os resultados apontam que o livro didático promoveu saberes que não se reduzem à didatização do conhecimento científico. Foi verificado que esta especificidade não está relacionada com erros ou com distorções, mas com sentidos que são diferentes dos do trabalho original. 

Biografía del autor/a

Reginaldo Alberto Meloni, Universidade Federal de São Paulo/ Professor

Possui bacharelado em Química e licenciatura em Química e Pedagogia. É mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1999) e doutor em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Realizou estágio de pós-doutoramento no Museu de Astronomia e Ciências Afins e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) e coordena o Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências. Tem experiência como professor de Química no ensino básico e realiza pesquisa na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação em Ciências, História do Currículo e da Cultura Material Escolar.

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Sodré dos Santos, L., & Alberto Meloni, R. (2023). A Experiência de Thomson: análise da abordagem de um livro didático em uma perspectiva histórica. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3254