O estágio supervisionado e o PCK: uma proposta para a formação inicial de professores de química no ensino remoto

Autores

  • Viviane Arrigo Universidade Estadual de Londrina
  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Federal Fluminense
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Tomando como embasamento teórico os estudos de Shulman (1986, 1987) sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o objetivo do presente artigo consiste em investigar o PCK de licenciandos em Química no planejamento e desenvolvimento de atividades de ensino.  A coleta de dados ocorreu durante uma disciplina de Estágio Supervisionado desenvolvida remotamente. Portanto, trazemos os resultados da análise de uma aula ministrada por uma dupla de licenciandos, abordando o conteúdo de oxirredução. Os dados contemplam a gravação da aula, além de um questionário respondido posteriormente à aula. Verificou-se que durante o planejamento foram mobilizados os conhecimentos de base, conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico geral. Na fase pós aula, os futuros professores mobilizaram, além dos conhecimentos já mencionados na fase do planejamento, o conhecimento do contexto, conhecimento de estratégias instrucionais, conhecimento da compreensão dos estudantes e conhecimento do currículo.  Dessa forma, consideramos que a atividade proposta possibilitou aos licenciandos mobilizarem seus conhecimentos na fase de planejamento, assim como validá-los no espaço de reflexões coletivas com os colegas e a professora-formadora.

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Publicado

29.06.2023

Como Citar

Arrigo, V., de Souza Assai, N. D., & Dias Broietti, F. C. (2023). O estágio supervisionado e o PCK: uma proposta para a formação inicial de professores de química no ensino remoto. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3279