O estágio supervisionado e o PCK: uma proposta para a formação inicial de professores de química no ensino remoto
Abstract
Tomando como embasamento teórico os estudos de Shulman (1986, 1987) sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o objetivo do presente artigo consiste em investigar o PCK de licenciandos em Química no planejamento e desenvolvimento de atividades de ensino. A coleta de dados ocorreu durante uma disciplina de Estágio Supervisionado desenvolvida remotamente. Portanto, trazemos os resultados da análise de uma aula ministrada por uma dupla de licenciandos, abordando o conteúdo de oxirredução. Os dados contemplam a gravação da aula, além de um questionário respondido posteriormente à aula. Verificou-se que durante o planejamento foram mobilizados os conhecimentos de base, conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico geral. Na fase pós aula, os futuros professores mobilizaram, além dos conhecimentos já mencionados na fase do planejamento, o conhecimento do contexto, conhecimento de estratégias instrucionais, conhecimento da compreensão dos estudantes e conhecimento do currículo. Dessa forma, consideramos que a atividade proposta possibilitou aos licenciandos mobilizarem seus conhecimentos na fase de planejamento, assim como validá-los no espaço de reflexões coletivas com os colegas e a professora-formadora.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).