O estágio supervisionado e o PCK: uma proposta para a formação inicial de professores de química no ensino remoto
Resumen
Tomando como embasamento teórico os estudos de Shulman (1986, 1987) sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o objetivo do presente artigo consiste em investigar o PCK de licenciandos em Química no planejamento e desenvolvimento de atividades de ensino. A coleta de dados ocorreu durante uma disciplina de Estágio Supervisionado desenvolvida remotamente. Portanto, trazemos os resultados da análise de uma aula ministrada por uma dupla de licenciandos, abordando o conteúdo de oxirredução. Os dados contemplam a gravação da aula, além de um questionário respondido posteriormente à aula. Verificou-se que durante o planejamento foram mobilizados os conhecimentos de base, conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico geral. Na fase pós aula, os futuros professores mobilizaram, além dos conhecimentos já mencionados na fase do planejamento, o conhecimento do contexto, conhecimento de estratégias instrucionais, conhecimento da compreensão dos estudantes e conhecimento do currículo. Dessa forma, consideramos que a atividade proposta possibilitou aos licenciandos mobilizarem seus conhecimentos na fase de planejamento, assim como validá-los no espaço de reflexões coletivas com os colegas e a professora-formadora.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).