A Competência Profissional de Professores em Formação Continuada: uma experiência do Programa Ciência na Escola

Autores

Resumo

Esta pesquisa focaliza o processo de formação continuada de professores, ocorrido em 2020, buscando discutir as contribuições do programa Ciência na Escola para o desenvolvimento e a mobilização dos saberes docentes das professoras da Educação Básica. Participaram do projeto uma equipe Pesquisadores da Universidade Federal do ABC das áreas de Ciências e Matemática e uma doutoranda. A equipe contou com a colaboração de três bolsistas de Iniciação Científica. Estiveram vinculadas ao programa quatro professoras da Educação Básica de uma escola pública estadual. Consideramos que é nesse espaço de fronteira entre a Universidade e a Escola que essa formação deve ser pensada. Os dados foram obtidos por meio de registros de aulas, reuniões e relatos dos participantes. Como resultado da pesquisa, nesse contexto, percebemos as potencialidades para a formação continuada de professores das áreas de Ciências e Matemática, a partir dos saberes relacionados à profissão docente que foram mobilizados e desenvolvidos pelas docentes participantes do programa Ciência na Escola.

Palavras chave: Formação continuada; Saberes docentes; Competência da BNCC.

Biografia do Autor

Maisa Helena Altarugio, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2000). Especialista em Química pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2012) com o tema de pesquisa: "Jogo didático Química Urbana: uma proposta para o ensino de química em nível médio. Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC - UFABC com a dissertação intitulada: "Concepções, construção e aplicação de atividades lúdicas por licenciandos da área de ensino de Ciências". Já atuou como Professora-Adjunta nas disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Ciências, Instrumentação para o Ensino de Química e Prática de Ensino de Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Ministrou aulas de Química no Colégio Liceu de Artes e Ofício. Atualmente é Professora Titular de Química pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Acumula experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: jogos e atividades lúdicas; educação ambiental e sustentabilidade; estratégias alternativas para o ensino de química em nível médio e desenvolve pesquisa com formação inicial de professores, competências para ensinar e atividades lúdicas.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Cristina Couto de Lima, E., & Helena Altarugio, M. (2023). A Competência Profissional de Professores em Formação Continuada: uma experiência do Programa Ciência na Escola. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3344