A Competência Profissional de Professores em Formação Continuada: uma experiência do Programa Ciência na Escola

Autores/as

Resumen

Esta pesquisa focaliza o processo de formação continuada de professores, ocorrido em 2020, buscando discutir as contribuições do programa Ciência na Escola para o desenvolvimento e a mobilização dos saberes docentes das professoras da Educação Básica. Participaram do projeto uma equipe Pesquisadores da Universidade Federal do ABC das áreas de Ciências e Matemática e uma doutoranda. A equipe contou com a colaboração de três bolsistas de Iniciação Científica. Estiveram vinculadas ao programa quatro professoras da Educação Básica de uma escola pública estadual. Consideramos que é nesse espaço de fronteira entre a Universidade e a Escola que essa formação deve ser pensada. Os dados foram obtidos por meio de registros de aulas, reuniões e relatos dos participantes. Como resultado da pesquisa, nesse contexto, percebemos as potencialidades para a formação continuada de professores das áreas de Ciências e Matemática, a partir dos saberes relacionados à profissão docente que foram mobilizados e desenvolvidos pelas docentes participantes do programa Ciência na Escola.

Palavras chave: Formação continuada; Saberes docentes; Competência da BNCC.

Biografía del autor/a

Maisa Helena Altarugio, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2000). Especialista em Química pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2012) com o tema de pesquisa: "Jogo didático Química Urbana: uma proposta para o ensino de química em nível médio. Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC - UFABC com a dissertação intitulada: "Concepções, construção e aplicação de atividades lúdicas por licenciandos da área de ensino de Ciências". Já atuou como Professora-Adjunta nas disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Ciências, Instrumentação para o Ensino de Química e Prática de Ensino de Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Ministrou aulas de Química no Colégio Liceu de Artes e Ofício. Atualmente é Professora Titular de Química pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Acumula experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: jogos e atividades lúdicas; educação ambiental e sustentabilidade; estratégias alternativas para o ensino de química em nível médio e desenvolve pesquisa com formação inicial de professores, competências para ensinar e atividades lúdicas.

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Cristina Couto de Lima, E., & Helena Altarugio, M. (2023). A Competência Profissional de Professores em Formação Continuada: uma experiência do Programa Ciência na Escola. Educação Química n unto e ista. ecuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3344