A Competência Profissional de Professores em Formação Continuada: uma experiência do Programa Ciência na Escola
Resumen
Esta pesquisa focaliza o processo de formação continuada de professores, ocorrido em 2020, buscando discutir as contribuições do programa Ciência na Escola para o desenvolvimento e a mobilização dos saberes docentes das professoras da Educação Básica. Participaram do projeto uma equipe Pesquisadores da Universidade Federal do ABC das áreas de Ciências e Matemática e uma doutoranda. A equipe contou com a colaboração de três bolsistas de Iniciação Científica. Estiveram vinculadas ao programa quatro professoras da Educação Básica de uma escola pública estadual. Consideramos que é nesse espaço de fronteira entre a Universidade e a Escola que essa formação deve ser pensada. Os dados foram obtidos por meio de registros de aulas, reuniões e relatos dos participantes. Como resultado da pesquisa, nesse contexto, percebemos as potencialidades para a formação continuada de professores das áreas de Ciências e Matemática, a partir dos saberes relacionados à profissão docente que foram mobilizados e desenvolvidos pelas docentes participantes do programa Ciência na Escola.
Palavras chave: Formação continuada; Saberes docentes; Competência da BNCC.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).