A Competência Profissional de Professores em Formação Continuada: uma experiência do Programa Ciência na Escola
Resumo
Esta pesquisa focaliza o processo de formação continuada de professores, ocorrido em 2020, buscando discutir as contribuições do programa Ciência na Escola para o desenvolvimento e a mobilização dos saberes docentes das professoras da Educação Básica. Participaram do projeto uma equipe Pesquisadores da Universidade Federal do ABC das áreas de Ciências e Matemática e uma doutoranda. A equipe contou com a colaboração de três bolsistas de Iniciação Científica. Estiveram vinculadas ao programa quatro professoras da Educação Básica de uma escola pública estadual. Consideramos que é nesse espaço de fronteira entre a Universidade e a Escola que essa formação deve ser pensada. Os dados foram obtidos por meio de registros de aulas, reuniões e relatos dos participantes. Como resultado da pesquisa, nesse contexto, percebemos as potencialidades para a formação continuada de professores das áreas de Ciências e Matemática, a partir dos saberes relacionados à profissão docente que foram mobilizados e desenvolvidos pelas docentes participantes do programa Ciência na Escola.
Palavras chave: Formação continuada; Saberes docentes; Competência da BNCC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).