Revisão sistemática acerca do papel do professor supervisor de estágio na formação de futuros professores de ciências

Autores

Resumo

Neste trabalho, analisou-se a produção acadêmica brasileira sobre o papel do professor supervisor (PrS) de estágio na formação de futuros professores de ciências, a partir dos artigos publicados em periódicos nacionais. Por meio dos procedimentos da revisão sistemática, foram retornados 122 artigos, destes, apenas 5 artigos foram selecionados para análise. Esses artigos foram caracterizados segundo a abordagem e o desenho de pesquisa, os participantes e os instrumentos de coleta de dados. Identificou-se predomínio de pesquisas de abordagem qualitativa e que 60% das pesquisas utilizam a entrevista como principal instrumento de coleta. Além disso, foram analisadas as contribuições, os desafios e/ou limitações referente ao papel do PrS. Alguns trabalhos evidenciaram as contribuições no estágio para o desenvolvimento profissional docente, enquanto outros destacaram os desafios relacionados à necessidade de definir o papel, as atribuições e condições de trabalho para esse profissional. Por meio deste estudo, identificamos a necessidade de pesquisas que investigam o papel do PrS de estágio, em especial, no ensino de ciências e/ou química.

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Publicado

29.06.2023

Como Citar

Ramos da Luz, A., Ribeiro da Silva, T. ., & Moura Bego, A. (2023). Revisão sistemática acerca do papel do professor supervisor de estágio na formação de futuros professores de ciências. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3361