Revisão sistemática acerca do papel do professor supervisor de estágio na formação de futuros professores de ciências
Resumen
Neste trabalho, analisou-se a produção acadêmica brasileira sobre o papel do professor supervisor (PrS) de estágio na formação de futuros professores de ciências, a partir dos artigos publicados em periódicos nacionais. Por meio dos procedimentos da revisão sistemática, foram retornados 122 artigos, destes, apenas 5 artigos foram selecionados para análise. Esses artigos foram caracterizados segundo a abordagem e o desenho de pesquisa, os participantes e os instrumentos de coleta de dados. Identificou-se predomínio de pesquisas de abordagem qualitativa e que 60% das pesquisas utilizam a entrevista como principal instrumento de coleta. Além disso, foram analisadas as contribuições, os desafios e/ou limitações referente ao papel do PrS. Alguns trabalhos evidenciaram as contribuições no estágio para o desenvolvimento profissional docente, enquanto outros destacaram os desafios relacionados à necessidade de definir o papel, as atribuições e condições de trabalho para esse profissional. Por meio deste estudo, identificamos a necessidade de pesquisas que investigam o papel do PrS de estágio, em especial, no ensino de ciências e/ou química.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).