Revisão sistemática acerca do papel do professor supervisor de estágio na formação de futuros professores de ciências
Abstract
Neste trabalho, analisou-se a produção acadêmica brasileira sobre o papel do professor supervisor (PrS) de estágio na formação de futuros professores de ciências, a partir dos artigos publicados em periódicos nacionais. Por meio dos procedimentos da revisão sistemática, foram retornados 122 artigos, destes, apenas 5 artigos foram selecionados para análise. Esses artigos foram caracterizados segundo a abordagem e o desenho de pesquisa, os participantes e os instrumentos de coleta de dados. Identificou-se predomínio de pesquisas de abordagem qualitativa e que 60% das pesquisas utilizam a entrevista como principal instrumento de coleta. Além disso, foram analisadas as contribuições, os desafios e/ou limitações referente ao papel do PrS. Alguns trabalhos evidenciaram as contribuições no estágio para o desenvolvimento profissional docente, enquanto outros destacaram os desafios relacionados à necessidade de definir o papel, as atribuições e condições de trabalho para esse profissional. Por meio deste estudo, identificamos a necessidade de pesquisas que investigam o papel do PrS de estágio, em especial, no ensino de ciências e/ou química.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).